Microsoft torna plataforma .NET opensource e planeja lançá-la para Linux e Mac

Por Redação | 13 de Novembro de 2014 às 12h40

Nesta quarta-feira (12), durante o evento "Connect()", a Microsoft anunciou planos de tornar a plataforma de desenvolvimento .NET numa plataforma de código aberto, liberando-a para a comunidade opensource. A plataforma, que inclui o .NET Framework e tecnologias relacionadas e que antes era exclusivamente destinada aos sistemas Windows, agora está prestes a receber versões oficiais para Linux e Mac OS X.

Em entrevista ao VentureBeat, o vice-presidente corporativo da divisão de desenvolvimento da Microsoft, Sahana Somasegar, explicou que o objetivo da iniciativa é estender a plataforma a novos desenvolvedores e permitir que eles possam produzir para uma variedade maior de plataformas - intenção esta que, aliás, é reafirmada em nota oficial da Microsoft em seu site.

"Com bilhões de dispositivos disponíveis atualmente no mercado, desenvolvedores precisam de ferramentas que abranjam diversos formatos e plataformas. Através do Visual Studio e do .NET, estamos comprometidos a oferecer uma solução completa para desenvolvedores criarem e gerenciarem aplicações para múltiplos dispositivos e plataformas", disse Somasegar.

Para atingir esse objetivo, a Microsoft liberou o código-fonte de toda a plataforma .NET para servidores, o que inclui o ASP.NET, o compilador .NET, o .NET Framework, Core Runtime e bibliotecas relacionadas. Com isso, a empresa abre caminho para o desenvolvimento de softwares e sistemas para Windows, Linux e Mac. Um repositório já foi aberto no GitHub pela própria Microsoft e pode ser acessado livremente.

Visual Studio Community 2013

Acompanhando essas novidades, a Microsoft anunciou o lançamento do Visual Studio Community 2013. Pela primeira vez, a gigante de Redmond oferece uma versão gratuita de seu famoso ambiente de desenvolvimento, que permite criar programas para Windows, Android e iOS, inclusive suportando linguagens como Python, HTML5 e JavaScript (além, é claro, do C# e similares). O download do Visual Studio Community 2013 já está disponível para todos.

Até o presente momento, quem optava pela plataforma .NET para oferecer soluções para plataformas diferentes do Windows tinha a sua disposição a tecnologia Mono, uma implementação opensource não oficial do .NET. Com a liberação do código da plataforma, um dos principais objetivos da Microsoft é estreitar os laços com a comunidade Mono a fim de, juntos, oferecerem uma solução completa de ambiente de desenvolvimento para Windows, Linux e Mac.

Desenvolvedores interessados em usufruir desta plataforma poderão acessar o .NET Foundation, que oferece uma lista de projetos para os quais é possível colaborar.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!