Microsoft tem resultados acima do esperado no final de 2013

Por Redação | 24.01.2014 às 18:15

A demanda do mercado corporativo por soluções de computação em nuvem e a chegada do Xbox One geraram resultados acima do esperado para a Microsoft. Em relatório apresentado nesta sexta-feira (24), a empresa anunciou rendimentos de US$ 24,5 bilhões entre os meses de outubro e dezembro de 2013, um valor acima dos US$ 23,7 bilhões que eram esperados por analistas da própria companhia.

As vendas para o consumidor foram um fator em particular a ser comemorado. Além do sucesso do lançamento do Xbox One, que já conta com 3,9 milhões de unidades vendidas e ultrapassou seu antecessor, a Microsoft viu as vendas do tablet Surface praticamente dobrarem no período de Natal. No total, os lucros oriundos do setor comercial cresceram 10%.

O setor de cloud computing, sozinho, dobrou sua participação no rendimento da Microsoft. Para a companhia, trata-se de um reflexo das empresas cada vez mais operando seus negócios na nuvem e confiando nas ofertas disponibilizadas pela empresa. As vendas das plataformas Office 365 e Azzure também tiveram crescimento.

Por outro lado, houve queda geral de mais 3% nas comercializações de computadores com Windows, mantendo a tendência de queda no mercado de desktops, que vem sendo sentida nos últimos 18 meses. Por mais que as vendas do sistema operacional em suas versões corporativas tenham subido 12%, esse crescimento foi minado por uma queda de 20% nas edições voltadas para consumidores finais.

Como reflexo da revelação de resultados positivos, as ações da Microsoft tiveram alta de 4% e o mercado não sentiu nem mesmo a falta de uma atualização quanto à sucessão de Steve Ballmer. O posto ainda vazio da presidência da empresa tem sido uma preocupação para investidores e analistas e o anúncio do próximo CEO da empresa deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2014.