Microsoft quer cobrar pela quantidade de pessoas na sala assistindo ao conteúdo

Por Redação | 06 de Novembro de 2012 às 18h58

A Microsoft, mais precisamente seu time de desenvolvedores do Xbox, fez recentemente um novo pedido de patente sobre uma tecnologia que irá utilizar sensores e câmeras para monitorar e contar o número de pessoas que assistem a um determinado programa de televisão ou filme.

Com base nos dados da patente, a empresa planeja usar câmeras e sensores de reconhecimento, como os presentes no Kinect, para detectar o número de pessoas que estão assistindo a um determinado conteúdo em seus televisores. Especialistas acreditam que a tecnologia poderá ser útil para estúdios de televisão, de cinema e produtoras de conteúdo.

Segundo o Geek O Wire, uma das possibilidades da nova tecnologia prevê que os usuários tenham acesso a determinados conteúdos com base no número de espectadores ou, se o número de pessoas na sala de estar exceder alguma determinação de licença de transmissão, o streaming será interrompido a menos que o usuário adquira os termos adicionais.

Patente Microsoft número de espectadores

Reprodução: Geek O Wire

Além disso, o sistema também poderá avaliar a idade dos telespectadores, limitando os conteúdos com base na faixa etária. No entanto, o pedido de patente da Microsoft não demonstra como este recurso funcionará, mas a empresa de Redmond, Estados Unidos, fez o pedido de outra patente para o uso de sensores na identificação da idade dos telespectadores em 2011.

O pedido de patente, apresentado publicamente nesta semana, foi solicitado em abril de 2011, e indica que a Microsoft tem novos planos na área do entretenimento, mas não afirma se os novos sensores estarão presentes na próxima geração do Xbox e do Kinect.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.