Microsoft põe fim às buscas e anuncia Satya Nadella como novo CEO

Por Redação | 04 de Fevereiro de 2014 às 14h00

A espera finalmente acabou e a Microsoft anunciou que Satya Nadella será o novo CEO da companhia a partir de agora. Nadella é um veterano na Microsoft, tendo se juntado à empresa há 22 anos, e sempre fez parte de projetos importantes na empresa. Até o anúncio do seu novo cargo, ele liderava o grupo de Computação na Nuvem na divisão para empresas. "Hoje é um dia muito importante para mim", disse Nadella em um comunicado interno para os funcionários da Microsoft. "É uma honra incrível liderar e servir esta grande empresa".

Nadella assume o cargo imediatamente e deixa o caminho livre para Steve Ballmer rumo à aposentadoria. O antigo CEO da Microsoft pegou todo mundo de surpresa quando anunciou, em agosto, que se aposentaria em no máximo doze meses, e a decisão deu início à uma busca frenética por um novo CEO.

Após seis meses, a busca finalmente chegou ao fim e, aparentemente, ao escolher Nadella, a Microsoft decidiu por alguém que possa consertar os erros cometidos por Ballmer e comandar a transição de uma empresa de software para uma de serviços.

"Acredito que, ao longo da próxima década, a computação se tornará ainda mais onipresente, e a inteligência se tornará ambiente. A co-evolução de software e novos formatos de hardware vai intermediar e digitalizar muitas das coisas que fazemos e vivemos nos negócios, na vida e em nosso mundo. Isso será possível graças a uma rede cada vez maior de dispositivos conectados, à incrível capacidade de computação na nuvem, aos insights do “big data” e à inteligência artificial".

"Nós precisamos focar no que a Microsoft pode contribuir de forma única para o mundo. A oportunidade à nossa frente nos exigirá reimaginar muito do que fizemos no passado para um mundo móvel e na nuvem, e exigirá que façamos coisas novas. Nós somos os únicos que podemos aproveitar o poder do software e entregá-lo através de dispositivos e serviços que realmente capacitam cada indivíduo e cada organização. Somos a única empresa com uma contínua história e foco em construir plataformas e ecossistemas que criam ampla oportunidade."

Nascido na Índia em 1969, Nadella estudou Engenharia Elétrica antes de se mudar para os Estados Unidos para estudar Ciências da Computação na Universidade de Wisconsin. Após trabalhar alguns anos na Sun Microsystems, ele aceitou um cargo de pesquisador na divisão de serviços online da Microsoft.

De lá para cá, o indiano passou pelas divisões de negócios do Office, participou do desenvolvimento do motor de buscas do Bing e transformou a área de Servidores e Ferramentas, tornando-a lucrativa e atraente aos investidores. Até há pouco, o executivo estava comprometido em expandir os negócios de computação na nuvem da empresa para produtos como Bing, OneDrive, Xbox Live e Skype.

Apesar do longo histórico de sucesso de Nadella na Microsoft, ele não é um nome familiar para os consumidores e até mesmo para a maioria das empresas. Segundo o The Verge, a reputação dele foi construída e pavimentada com muito conhecimento técnico e foco em empresas, mas pouco envolvimento com os dispositivos da Microsoft e consumidores. Esse detalhe aliado à falta de experiência administrativa em comandar uma empresa de capital aberto serão as provas de fogo que Nadella terá que mostrar ser capaz de superar para que a Microsoft consiga continuar apostando em sua visão e esforços para conquistar o mercado de dispositivos móveis.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.