Microsoft pode contratar executivo da Qualcomm para cargo de CEO

Por Redação | 13 de Dezembro de 2013 às 13h15

Um novo nome se uniu à lista de possíveis candidatos para o cargo de Steve Ballmer, CEO da Microsoft que deve deixar permanentemente o posto em 2014. Segundo a Bloomberg, o COO da Qualcomm, Steve Mollenkopf, seria um dos nomes mais cotados, uma vez que sua experiência com o mundo mobile seria providencial nas estratégias da companhia com o Windows Phone.

A expectativa é que o próximo presidente da Microsoft passe a integrar o quadro de diretores da empresa até o final de 2013, mas pelo jeito, ainda não houve uma decisão quanto ao próximo ocupante da cadeira. Mollenkopf está com a Qualcomm desde 1994 e é o segundo na cadeira de comando da companhia, estando na liderança durante os sucessos recentes com os chips Snapdragon.

Outros nomes da lista seriam Stephen Elop, ex-Nokia, Satya Nadella, diretora de ferramentas na nuvem da própria Microsoft, ou Tony Bates, presidente do Skype. Porém, o nome mais cotado até bem recentemente seria Alan Mulally, o atual CEO da Ford. A falta de experiência do executivo com tecnologia, além das declarações afirmando que ele permaneceria na montadora pelo menos até o final de 2014, teriam o tornado menos atrativo que Mollenkopf.

Os rumores indicam que nos corredores da Microsoft há uma urgência para substituir Ballmer. Sem um CEO, os planos de integração entre todas as plataformas da empresa estão caminhando bastante lentamente. O lançamento do Xbox One, no final de novembro, teria reduzido a carga dos executivos e engenheiros, mas ainda assim, todos esperam a definição de uma liderança.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.