Marketing agressivo: Microsoft oferece US$ 200 na troca de iPads por Surface

Por Joyce Macedo | 13.09.2013 às 12:47

"Troque seu iPad usado por um cartão presente no valor de US$ 200". A frase parece uma ação de trade-in da Apple para estimular as vendas de um novo modelo de seu tablet, certo? Parece, mas não é. Na verdade, essa é uma promoção lançada pela Microsoft.

A ação está descrita no site da loja online norte-americana da empresa de Redmond, e soa como uma ação de marketing bem agressiva contra o concorrente. O cartão presente que o cliente ganha ao entregar seu iPad para a Microsoft pode ser utilizado na compra de um Surface, o tablet da empresa, ou outros produtos disponíveis em sua loja – incluindo o Xbox 360.

A promoção começou a vigorar no dia 05 de setembro e se estende até o dia 27 de outubro de 2013. A troca é válida em "loja selecionadas da Microsoft no varejo dos Estados Unidos (incluindo Porto Rico) e Canadá", mas não funciona online. Os dispositivos que se enquadram na promoção são iPads 2,3 ou 4 que estejam em bom estado de conservação.

O negócio soa interessante para os interessados em aposentar o iPad. Pelo menos nos Estados Unidos, onde o Surface RT custa US$ 399 (US$ 199 com o cartão presente), o mesmo valor do iPad 2. É claro que em países como o Brasil, onde um iPad 2 usado chega a custar R$ 1.000 em sites de venda online, isso é impensável.

Esse é mais um movimento da Microsoft para intensificar seu foco na Apple como principal alvo para dispositivos baseados no Windows 8. A empresa tem enfatizado os preços mais baixos desses dispositivos, além de executar uma série de anúncios anti-iPad na televisão norte-americana.