Microsoft lança previews do Office 2016 e do Skype for Business para Windows

Por Joyce Macedo | 16 de Março de 2015 às 14h20

Durante o evento Convergence 2015, que acontece nessa segunda-feira (16), em Atlanta, a Microsoft lançou uma prévia técnica do Office 2016para Windows. Para realizar downloads na suite de aplicativos, o usuário precisa se inscrever em um perfil de negócios no Microsoft Connect, de acordo com informações do blog oficial do Office.

Ainda durante o evento, a Microsoft também lançou um preview do Skype for Business. A novidade já está disponível para download no Centro de Avaliação TechNet da Microsoft.

Office 2016 para Windows

O Office 2016 para Windows já estava liberado em um preview privado há alguns meses, embora qualquer usuário pudesse solicitar o acesso caso desejasse. Agora, a empresa de Redmond está expandindo o programa para clientes do Office 365 para empresas, visando especificamente profissionais de TI e desenvolvedores interessados em testar a nova versão.

Office 2016

Office 2016 (Imagem: Reprodução)

Uma vez que esse preview é voltado para os negócios, a empresa divulgou um breve resumo das melhorias voltadas para os profissionais. São elas:

  • Proteção contra perda de dados (DLP): em adição ao Exchange, Outlook, OneDrive para Negócios, e SharePoint, o DLP agora chega ao Word, Excel e Power Point. Os administradores de TI podem criar, gerenciar e reforçar políticas de uma maneira centralizada para a criação de conteúdo e compartilhamento de documentos. Os usuários finais terão acesso a dicas de política de uso ou restrições de compartilhamento quando o sistema detectar uma possível violação das políticas.
  • Protocolo MAPI-HTTP: A sincronização baseada em RPC foi substituída por um novo protocolo compatível com MAPI-HTTP que suporta conectividade com o Exchange/Outlook.
  • Autenticação de vários fatores: o Outlook agora suporta a autenticação multifator por meio da integração com a Active Directory Authentication Library (ADAL).
  • Desempenho na entrega de e-mails: o tempo necessário para baixar mensagens, visualizar lista de e-mails, e mostrar novos e-mails depois de voltar da hibernação diminuiu.
  • Espaço de armazenamento: novas configurações permitem que os usuários gerenciem melhor o armazenamento retendo 1, 3, 7, 14 ou 30 dias de mensagens no dispositivo.
  • Search: A confiabilidade, desempenho e usabilidade de pesquisa no Outlook foram melhoradas, e o motor de pesquisa FAST foi integrado ao Exchange.
  • Melhor gerenciamento de tráfego de rede: um novo serviço de transferência inteligente em segundo plano (BITS) agora ajuda a evitar o congestionamento na rede. O BITS acelera o uso de largura de banda quando outro tráfego de rede crítico está presente.
  • Gestão de distribuição aprimorada: a integração com o System Center Configuration Manager (SCCM) foi melhorada para permitir que os administradores de TI baixem e distribuam de forma eficiente as atualizações mensais do Office utilizando recursos nativos do SCCM.
  • Gerenciamento de atualização flexível: os administradores podem gerenciar o ritmo em que eles recebem atualizações de recursos e correção de bugs, continuando a receber atualizações de segurança regulares.
  • Gerenciamento de Direitos de Informação (IRM): o IRM é uma tecnologia persistente da Microsoft de nível de arquivo. Sua proteção agora foi estendida para arquivos do Visio, possibilitando a proteção online e offline de diagramas.

Apesar de todos os itens citados acima, a Microsoft enfatizou que essa compilação precoce "não contém todas as características que estamos planejando lançar na versão final do produto". A empresa prometeu lançar novos recursos por meio de atualizações mensais.

Skype for Business

Skype for Business

Skype for Business (Imagem: Divulgação / Microsoft)

O preview técnico lançado pela Microsoft ainda está amarrado ao Office 2016 e fará parte da suite. O Skype for Business traz recursos como mensagens instantâneas, voz e vídeo e reuniões online. A versão prévia estará disponível para clientes do Lync a partir do próximo mês.

Em novembro, a Microsoft havia anunciado seus planos de substituir o Lync pelo Skype for Business. A companhia disse que o lançamento oficial está programado para o primeiro semestre deste ano.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.