Microsoft lança preview do Windows Desktop-as-a-Service

Por Redação | 13.05.2014 às 14:50

A Microsoft acaba de anunciar uma versão para preview pública do seu novo Desktop-as-a-Service, que permitirá o acesso remoto do Windows utilizando Mac, iOS e Android.

O serviço se chama Azure RemoteApp, e foi anunciado durante a conferência TechEd 2014, que acontece em Houston, Texas. Segundo a empresa, os usuários poderão executar aplicativos do desktop remotamente.

O produto é uma alternativa ao RemoteApp do Windows Server, que também utiliza o acesso remoto. A diferença é que esse utiliza a nuvem, segundo um porta voz da Microsoft citado pelo ZDNet. Ao invés de fazer o streaming dos aplicativos, ele oferecerá acesso remoto e móvel a programas populares no mundo dos negócios, como a suite do Office.

Internet Explorer Remoto

A versão de preview inclui o Office 2013 Professional Plus e já está disponível, mas aparentemente ele é pago.

Segundo algumas fontes do ZDNet, aparentemente será necessário utilizar o serviço de segurança para os dispositivos em questão chamado Windows Intune, mas a Microsoft não confirmou ainda a informação.

A Citrix e a VMware já oferecem o Windows como um serviço, principalmente por causa da falta de aplicativos da Microsoft nos Chromebooks do Google, que são baratos e interessantes para as empresas. Agora, uma versão oficial da Microsoft deverá chacoalhar o mercado.

Oferecer softwares como serviços (Software-as-a-Service) é uma nova tendência no mundo da tecnologia, porque garante à fornecedora do serviço um fluxo constante de dinheiro. A Microsoft já está fazendo isso com o Office 365 e outros serviços na nuvem.

Para as empresas também é interessante utilizar o serviço, porque pode economizar com infra-estrutura e manutenção de hardware. Pode sair muito mais barato, por exemplo, comprar uma grande quantidade de Chromebooks e utilizar o Azure RemoteApp para ter o Office e algum software empresarial, do que comprar notebooks completos .