Microsoft lança plataforma de troca de informações sobre segurança

Por Redação | 23.06.2014 às 19:25
photo_camera Divulgação

A Microsoft anunciou nesta segunda (23) o Interflow, uma plataforma para a troca de informações de segurança e novas ameaças entre empresas e grupos. A ideia é permitir uma comunicação rápida entre empresas de segurança que descobrem as falhas e riscos, e aqueles interessados na informação, através de uma espécie de feed de notícias para compartilhar esses dados quase que em tempo real.

Essa iniciativa no combate a ameaças de segurança digitais é uma extensão de um programa lançado em 2008 chamado Microsoft Active Protections Program (MAPP, algo como programa de proteção ativa), que notifica os fabricantes de software sobre vulnerabilidades em seus programas.

Microsoft Interflow

A nova plataforma ainda é mais uma em uma série de iniciativas para a segurança digital, como a Retail Cyber Intelligence Sharing Center, que permite grandes empresas do varejo eletrônico americano como a Target e a JC Penny a compartilharem informações de ameaças digitais.

O Interflow tem uma série de recursos interessantes, principalmente no que tange a personalização da experiência de uso. É possível, por exemplo, escolher quem terá acesso às informações que você compartilha, quais feeds seguir e quais comunidades você quer participar, ou seja, é como um Facebook da segurança digital.

A plataforma utiliza, para publicar as informações, especificações e formatos de dados abertos, como o STIX da Microsoft, TAXII e CybOX, fazendo com que seja fácil integrá-lo a outros sistemas já existentes, e os usuários não ficam presos a formatos proprietários de dados.

A Microsoft vem testando o Interflow internamente já há certo tempo, e agora está pronta para liberá-lo ao mercado. Mas por enquanto, somente algumas empresas e organizações terão acesso ao sistema, e no futuro todos os usuários do MAPP poderão entrar.