Microsoft lança Remote Desktop para Android e iOS

Por Redação | 18 de Outubro de 2013 às 13h50

A Microsoft liberou hoje o prometido app Remote Desktop para as plataformas Android e iOS. O app permite que smartphones e tablets se conectem e tomem controle de um PC facilmente.

A ferramenta é especialmente útil no mundo dos negócios e para profissionais de TI, para tornar sua máquina de trabalhar acessível onde estiverem, mas obviamente pode ser usada para fins pessoais. Eis a lista de recursos disponíveis nas versões para Android e iOS:

  • Acesso a recursos remotos pelo Remote Desktop Gateway;
  • Experiência multi-touch com o remote desktop protocol (RDP e RemoteFX suportando gestos do Windows;
  • Conexão segura aos seus dados e aplicativos com a tecnologia Network Layer Authentication (NLA);
  • Gerenciamento simples de todas as conexões remotas direto do connection center;
  • Streaming de som e vídeo de alta qualidade com compressão otimizada e uso de banda.

O Remote Desktop já existe há anos, mas estava disponível apenas para PC e Mac. Esta é a primeira vez que o popular software chega a dispositivos móveis. Apesar de ter sido lançado para plataformas concorrentes, ele ainda não possui uma versão para o Windows Phone, da própria Microsoft.

Embora seja compatível tanto com smartphones quanto com tablets, seu uso parece fazer muito mais sentido em tablets, por terem uma tela maior, já que fica difícil visualizar e utilizar a interface de um PC na pequena tela de um celular.

Remote Desktop

Remote Desktop rodando no Android

Curiosamente, a Microsoft não fez nenhum grande anúncio sobre os novos apps do Remote Desktop. Na semana passada, a empresa soltou um texto para anunciar a chegada do Windows 8.1, e mencionou o Remote Desktop para Android e iOS em apenas uma linha quase escondida no meio do documento. Aparentemente, a empresa não quer promover muito o Remote Desktop em plataformas concorrentes.

Para usá-lo, o PC que você quer acessar precisará estar rodando o Remote Desktop, mas como um host, e não como cliente. Na plataforma móvel da Apple, existe suporte para o iOS 6 e iOS 7. No Android, há suporte desde a versão Gingerbread 2.3 até as mais novas. O download é gratuito.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.