Microsoft inicia diálogo com startup de open source do Android Cyanogen

Por Redação | 02 de Setembro de 2014 às 13h13
photo_camera Reprodução

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, se reuniu com os fundadores da empresa de código aberto do software Android, Cyanogen, Steve Kondik e Kirt McMaster, revelou o site The Information. A startup tem chamado a atenção de grandes empresas que desejam usar o Android em seus smartphones sem grande dependência do Google.

A Cyanogen é a responsável pelo software CyanogenMod. As mudanças no código aberto substituem o sistema operacional Android e oferecem uma série de recursos extras e opções de personalização, ganhando atenção principalmente de interessados em se aventurar pelo open-source.

Com as melhorias do sistema operacional Cyanogen em relação ao Android, e caso ele seja instalado em um smartphone decente, as chances de decolar são grandes. Os aplicativos Android funcionam no Cyanogen, fazendo com que o software reúna o melhor dos dois mundos open-source.

fundadores cyanogen

Dessa forma, alguns acreditam que o Android é “open source”, enquanto o Cyanogen é “ainda mais open source”, tornando-se um caso curioso, ao mesmo tempo em que é uma ameaça ao Android, ele é um complemento para o ecossistema do Google.

O The Information informa ainda que Amazon, Samsung e Yahoo também estariam interessados em fazer parcerias com Cyanogen, visando trazer o CyanogenMod para seus smartphones ou fazendo a aquisição definitiva da empresa.

Cyanogen já atraiu grande apoio durante captação de recursos da Série B, levantando US$ 23 milhões, com investidores como a gigante chinesa de internet Tencent e a empresa Andreessen Horowitz. Segundo Peter Levine, parceiro da Andreessen Horowitz, milhões de dispositivos já rodam o Cyanogen no mundo e o CyanogenMod pode se tornar um dos maiores sistemas operacionais móveis do planeta.

A parceria com as fabricantes de smartphones é um passo importante da estratégia da Cyanogen para levar o seu software para um número maior de usuários. Entre as contratações da empresa nesta área está Sid Murlidhar, antigo Product Marketing do Facebook.

Pode parecer estranho que a Microsoft estaria visando investir em uma empresa com foco no sistema operacional Android. Inclusive com o anuncio do encerramento da produção Nokia X, pois segundo uma fonte ligada à Microsoft, a presença do Android em smartphones da empresa seria algo “embaraçoso”.

O interesse da Microsoft, no entanto, pode estar mais relacionado as patentes usadas em Android que anualmente geram uma receita de US$ 2 bilhões para a empresa, fazendo com que a Microsoft esteja realmente interessada em manter um ecossistema Android saudável, mesmo que não tenha a intenção de usá-lo em seus aparelhos.

Já o interesse de empresas como Amazon, Yahoo e Samsung está diretamente relacionado ao desejo dessas empresas de menor dependência do Google, visto que o software é livre, mas o Google possui diversos mecanismos para controlar os fabricantes de hardware.

Fonte: https://www.theinformation.com/Obscure-Android-Software-Firm-Attracts-Google-Rivalshttp://www.businessinsider.com/microsoft-and-cyanogen-in-acquisition-talks-2014-9

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.