Microsoft está desenvolvendo carregador sem fio que utiliza lasers

Por Redação | 20.01.2015 às 12:34

A conhecida recarga wireless, que está ganhando cada vez mais terreno no mercado devido a grande necessidade dos usuários de recarregarem seus dispositivos em qualquer lugar, parece ultrapassada quando comparada a ideia ambiciosa que a Microsoft Research está desenvolvendo.

O departamento de pesquisas da gigante de tecnologia de Redmond está trabalhando para encontrar uma maneira mais eficiente e segura de recarregar as baterias dos dispositivos móveis sem utilizar fios ou conectores. Para isso, a empresa está apostando no laser, já que a luz pode transportar a energia necessária para recarregar os aparelhos. As informações são do Venture Beat.

Ainda que a tecnologia tenha alguns diferenciais quanto a recarga por meio da energia solar, essa é uma maneira mais simples de entender o conceito. A principal diferença é que, nesta nova tecnologia, o usuário não ficaria refém da luz solar para recarregar o seu aparelho.

Como já dito, os carregadores wireless têm sido uma tendência que vem se ampliando no mercado. No entanto, da mesma maneira que essa tecnologia apresenta seus benefícios, ela também apresenta inconvenientes como a falta de lugares para recarregar, a existência de vários padrões diferentes e o fato de que a recarga só pode acontecer até uma determinada distância.

Recarga a laser

A recarga por meio do laser pode encontrar alguns empecilhos, mas que facilmente podem ser resolvidos. Por exemplo, a utilização de lentes e espelhos pode solucionar o fato de que o laser só viaja em linha reta. Também existe a possibilidade de utilizar a luz infravermelha como alternativa ao laser. A grande questão é descobrir qual destas soluções é a mais segura e se ela poderá causar danos à saúde humana ou não.

A ideia, claro, ainda está em fase de testes e poucos protótipos foram construídos até o momento. No entanto, é interessante saber que a Microsoft está trabalhando em uma tecnologia relacionada a recarga de dispositivos móveis que visa trazer mais comodidade ao usuário. Para a maioria dos usuários, seria um alívio sair de casa sem se preocupar se a bateria do smartphone irá acabar antes da hora.

Fonte: http://www.slashgear.com/microsoft-research-wants-to-use-lasers-to-recharge-phones-20365319/