Microsoft e Samsung encerram disputa por royalties do Android

Por Redação | 10 de Fevereiro de 2015 às 14h04
Tudo sobre

Samsung

Após seis meses de confronto, a Microsoft e a Samsung anunciaram o fim da disputa pelos royalties do Android. Nesta terça-feira (10), as duas empresas postaram em seus respectivos blogs a mensagem: "A Samsung e a Microsoft têm o prazer de anunciar que encerraram a disputa de contrato no tribunal dos Estados Unidos, bem como a arbitragem da CCI. Os termos do acordo são confidenciais".

Para entender como começou a conflito entre as duas empresas, é preciso retornar para 2011, quando elas assinaram um acordo de licenciamento de patentes cruzadas. De acordo com o documento, a Samsung deveria pagar US$ 1 bilhão por ano para a Microsoft em troca da proteção da patente dos seus smartphones com Android.

No entanto, quando a Microsoft comprou a divisão de celulares da Nokia, a sul-coreana a acusou de romper o acordo e suspendeu os pagamentos. Em defesa, a gigante de Redmond entrou com um processo contra a coreana.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Patentes da Microsoft

Com os anos de desenvolvimento do Windows, a Microsoft adquiriu um número gigantesco de patentes de sistemas operacionais e as usa com frequência para conseguir acordos de licenciamento de tecnologia no Android. Em 2013, a empresa anunciou que 50% das fabricantes que utilizam Android assinaram algum acordo com ela.

Mesmo assim, não é possível saber quais patentes pertencem à Microsoft e quais são os acordos oferecidos por ela, já que todas as negociações são asseguradas por termos de confidencialidade.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.