Microsoft e Samsung encerram disputa por royalties do Android

Por Redação | 10.02.2015 às 14:04

Após seis meses de confronto, a Microsoft e a Samsung anunciaram o fim da disputa pelos royalties do Android. Nesta terça-feira (10), as duas empresas postaram em seus respectivos blogs a mensagem: "A Samsung e a Microsoft têm o prazer de anunciar que encerraram a disputa de contrato no tribunal dos Estados Unidos, bem como a arbitragem da CCI. Os termos do acordo são confidenciais".

Para entender como começou a conflito entre as duas empresas, é preciso retornar para 2011, quando elas assinaram um acordo de licenciamento de patentes cruzadas. De acordo com o documento, a Samsung deveria pagar US$ 1 bilhão por ano para a Microsoft em troca da proteção da patente dos seus smartphones com Android.

No entanto, quando a Microsoft comprou a divisão de celulares da Nokia, a sul-coreana a acusou de romper o acordo e suspendeu os pagamentos. Em defesa, a gigante de Redmond entrou com um processo contra a coreana.

Patentes da Microsoft

Com os anos de desenvolvimento do Windows, a Microsoft adquiriu um número gigantesco de patentes de sistemas operacionais e as usa com frequência para conseguir acordos de licenciamento de tecnologia no Android. Em 2013, a empresa anunciou que 50% das fabricantes que utilizam Android assinaram algum acordo com ela.

Mesmo assim, não é possível saber quais patentes pertencem à Microsoft e quais são os acordos oferecidos por ela, já que todas as negociações são asseguradas por termos de confidencialidade.

Fonte: http://arstechnica.com/gadgets/2015/02/microsoft-and-samsung-settle-android-patent-royalties-dispute/