Microsoft e Nasa se unem para trabalhar com hologramas em Marte

Por Redação | 22 de Janeiro de 2015 às 14h58

A Microsoft e a NASA estão unindo forças para explorar Marte. A parceria deve utilizar a tecnologia Windows Holographic, anunciada recentemente com muitas novidades da companhia de Bill Gates, juntamente com a plataforma chamada OnSight, em que a agência espacial estadunidense utiliza o rover Curiosity para realizar suas ações por meio de telepresença.

Segundo o Tech Crunch, as informações coletadas pelo Curiosity permitirá que o OnSight construa uma simulação 3D de Marte. Os cientistas poderão, então, observar o planeta vermelho como se estivessem lá, com visão em perspectiva de primeira pessoa, auxiliados pelas HoloLens. Os óculos holográficos da Microsoft podem projetar ambientes virtuais em locais físicos. Assim, a equipe poderá planejar mais ações para o rover e também acompanhar o resultado de simulações.

Os HoloLens e a computação holográfica da Microsoft são utilizados num headset que não só recria em 3D a paisagem marciana como também sobrepõe imagens com informações sobre distâncias, leituras e dados de sensores e dados complementares para ajudar os cientistas a experimentarem melhor o Curiosity do ponto de vista do rover. Só para ter uma ideia, com isso, a equipe poderá, por exemplo, trabalhar em objetivos diretamente por meio da simulação, sem ter que "parar" e "saltar" do veículo para verificar detalhes num terminal próximo.

O OnSight faz parte da pesquisa do laboratório da Nasa Jet Propulsion Laboratory (JPL), responsável pelos estudos sobre naves espaciais e equipamento de exploração controlado por autômatos. Isso significa que em breve a agência espacial pode também ter missões com robôs em Marte antes do envio de humanos para lá.

As operações do Curiosity envolvendo o OnSight devem começar no final deste ano e as inovações trazidas pela Microsoft com as HoloLens e Realidade Aumentada podem ser incluídas em missões do rover em Marte, a partir de 2020.

Fonte: http://techcrunch.com/2015/01/21/nasa-and-microsoft-using-hololens-to-make-it-possible-to-work-remotely-on-mars/?ncid=rss

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.