Microsoft deve liberar preview do próximo Windows até outubro

Por Redação | 15 de Agosto de 2014 às 18h05
photo_camera Divulgação

Enquanto o Windows 8 ainda se parece com uma novidade recente para alguns, a Microsoft está pronta para seguir em frente. Pelo menos é o que afirmam fontes ouvidas pelo site ZDNet, que revelaram que a empresa está bem perto de lançar um preview limitado da próxima versão de seu sistema operacional, que vem sendo chamada de Threeshold. O experimento estaria marcado para começar entre o final de setembro e o início de outubro.

A ideia seria fazer testes limitados na plataforma, que incluiria até mesmo a aplicação de instalações pela web – algo que deve ser, inclusive, mandatório a todos os participantes. Os updates seriam realizados mensalmente e adicionariam novas funções, mostrando o foco da Microsoft em uma arquitetura voltada para serviços e suporte total aos clientes do sistema.

Entre as novidades estariam um novo Menu Iniciar e a possibilidade de rodar aplicações ao estilo Metro diretamente no desktop. Além disso, a fabricante estaria estudando criar uma integração com a Cortana, a assistente de voz do Windows Phone, adicionando ainda mais uma forma de interação além do mouse tradicional e das superfícies sensíveis ao toque. Barras de ferramentas presentes no Windows 8 também deixariam de existir e uma função mais simples de acesso remoto seria adicionada ao sistema, de forma semelhante ao desktop virtual do Google Chrome.

Threeshold seria ainda um nome de código do sistema que, mais tarde, deve ser batizado oficialmente como Windows 9. O lançamento de previews para desenvolvedores é uma prática comum na empresa desde a versão anterior do sistema operacional, servindo para testar a aplicação da plataforma em diversos sistemas e arquiteturas diferentes. O lançamento acontece sempre de forma fracionada, com versões voltadas tanto para os produtores de software quanto para os consumidores finais.

Agora, as coisas parecem estar se mexendo de forma mais rápida. Anteriormente, a Microsoft já havia afirmado que estava disposta a aplicar um sistema de desenvolvimento e aplicação de atualizações semelhante ao do mundo mobile também em seu sistema operacional para computadores. Isso implica em atualizações mais constantes – até mesmo mensais, como acontece com o Xbox One – e um contato direto com as necessidades dos usuários, entregando novas funções de acordo com o que é demandado por eles.

Segundo as informações ainda não confirmadas, essa primeira versão do Threeshold será pública, gratuita e estará disponível para qualquer interessado. O lançamento da nova versão do sistema operacional ainda não foi confirmado, mas a Microsoft já afirmou estar trabalhando nele, incluindo diversos feedbacks recebidos pelo Windows 8. A empresa ainda não se pronunciou sobre essas novas informações.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!