Microsoft desenvolve calça que recarrega celular dentro do bolso

Por Redação | 20 de Junho de 2014 às 11h02
photo_camera Divulgação

Não há como negar que os smartphones estão aí para facilitar as nossas vidas. No entanto, a bateria desses dispositivos ainda não aguenta a pressão diária, obrigando o usuário a fazer até mais de uma recarga no mesmo dia. E parece não haver distinção, pois seja um aparelho mais simples ou topo de linha, o problema continua lá.

Pensando nisso, a Microsoft anunciou uma solução bastante prática, especialmente para usuários que costumam levar o celular dentro do bolso: uma calça com carregamento sem fio embutido. A peça começou a ser desenvolvida há seis meses e foi criada pela gigante de Redmond em parceria com o designer e estilista britânico Adrien Sauvage para a grife inglesa Modern Man. Por enquanto, o projeto ainda está em fase conceitual.

Basicamente, a roupa é idêntica a uma calça comum. A diferença é que um dos bolsos da frente possui embutida uma placa de carregamento wireless DC-50 da Nokia capaz de carregar dispositivos com suporte à tecnologia, como o Lumia 930, por exemplo. A tecnologia de carregamento sem fio é baseada em um sistema de recarga indutiva que utiliza um campo eletromagnético para transferir eletricidade entre dois objetos. Ou seja, basta acoplar o telefone no "case" para carregar a bateria do aparelho.

"A bateria do meu smartphone está sempre acabando, então fiquei super interessado na ideia", comentou Sauvage em entrevista ao site Business Insider. O estilista disse que se baseou em um conceito de tecnologia em que o consumidor possa usá-la sem perceber que ela está ali perto dele. Segundo o designer, o maior desafio do projeto foi criar uma foma de distribuir o calor do carregador dentro do bolso "para que o usuário não se sinta como se estivesse em uma sauna".

Apesar da praticidade, a calça high tech não pode entrar em contato com a água, impedindo sua lavagem. Não foi informado se ela pode ficar longe da máquina de lavar e continuar como nova, sem atrair odores indesejados. Outra questão que pode preocupar é que parece que uma parte do smartphone fica para fora da calça quando colocado dentro do bolso com o carregador. Também não foi divulgado se isso é resultado do produto final.

Mesmo assim, Sauvage acredita que os designers de moda vão incorporar cada vez mais esse tipo de tenologia em seus produtos. "Não vemos [a longo prazo] uma oportunidade de mercado de massa para as calças de carregamento sem fio. Estamos apenas tentando deslocar o conceito de tecnologia vestível para além dos relógios inteligentes", afirmou o estilista.

A calça com carregador wireless será exposta oficialmente na próxima terça-feira (24) durante o show "London Collections: Men", como parte da coleção primavera/verão de Sauvage. Segundo a Microsoft, a peça estará à venda para todos os usuários em até três meses pelo site da Amazon. O preço é salgado: US$ 340 (R$ 770 na cotação atual). A empresa também está fazendo um concurso no Twitter que dará um par de calças para quem retuitar uma mensagem da Nokia.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.