Microsoft desenvolve calça que recarrega celular dentro do bolso

Por Redação | 20 de Junho de 2014 às 11h02
photo_camera Divulgação

Não há como negar que os smartphones estão aí para facilitar as nossas vidas. No entanto, a bateria desses dispositivos ainda não aguenta a pressão diária, obrigando o usuário a fazer até mais de uma recarga no mesmo dia. E parece não haver distinção, pois seja um aparelho mais simples ou topo de linha, o problema continua lá.

Pensando nisso, a Microsoft anunciou uma solução bastante prática, especialmente para usuários que costumam levar o celular dentro do bolso: uma calça com carregamento sem fio embutido. A peça começou a ser desenvolvida há seis meses e foi criada pela gigante de Redmond em parceria com o designer e estilista britânico Adrien Sauvage para a grife inglesa Modern Man. Por enquanto, o projeto ainda está em fase conceitual.

Basicamente, a roupa é idêntica a uma calça comum. A diferença é que um dos bolsos da frente possui embutida uma placa de carregamento wireless DC-50 da Nokia capaz de carregar dispositivos com suporte à tecnologia, como o Lumia 930, por exemplo. A tecnologia de carregamento sem fio é baseada em um sistema de recarga indutiva que utiliza um campo eletromagnético para transferir eletricidade entre dois objetos. Ou seja, basta acoplar o telefone no "case" para carregar a bateria do aparelho.

"A bateria do meu smartphone está sempre acabando, então fiquei super interessado na ideia", comentou Sauvage em entrevista ao site Business Insider. O estilista disse que se baseou em um conceito de tecnologia em que o consumidor possa usá-la sem perceber que ela está ali perto dele. Segundo o designer, o maior desafio do projeto foi criar uma foma de distribuir o calor do carregador dentro do bolso "para que o usuário não se sinta como se estivesse em uma sauna".

Apesar da praticidade, a calça high tech não pode entrar em contato com a água, impedindo sua lavagem. Não foi informado se ela pode ficar longe da máquina de lavar e continuar como nova, sem atrair odores indesejados. Outra questão que pode preocupar é que parece que uma parte do smartphone fica para fora da calça quando colocado dentro do bolso com o carregador. Também não foi divulgado se isso é resultado do produto final.

Mesmo assim, Sauvage acredita que os designers de moda vão incorporar cada vez mais esse tipo de tenologia em seus produtos. "Não vemos [a longo prazo] uma oportunidade de mercado de massa para as calças de carregamento sem fio. Estamos apenas tentando deslocar o conceito de tecnologia vestível para além dos relógios inteligentes", afirmou o estilista.

A calça com carregador wireless será exposta oficialmente na próxima terça-feira (24) durante o show "London Collections: Men", como parte da coleção primavera/verão de Sauvage. Segundo a Microsoft, a peça estará à venda para todos os usuários em até três meses pelo site da Amazon. O preço é salgado: US$ 340 (R$ 770 na cotação atual). A empresa também está fazendo um concurso no Twitter que dará um par de calças para quem retuitar uma mensagem da Nokia.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.