Microsoft cria fone de ouvido que escolhe músicas de acordo com saúde do usuário

Por Redação | 16.10.2013 às 09:35
photo_camera Divulgação

A Microsoft está desenvolvendo um novo tipo de fones de ouvido que detectam qual a música mais adequada para o humor do usuário naquele momento.

O projeto se chama Septimu, e é conduzido pelo laboratório de pesquisas Microsoft Research. Segundo a equipe de cientistas, o acessório é capaz de monitorar sinais vitais, como batimentos cardíacos e temperatura corporal, para então descobrir como está a saúde do ouvinte.

O Septimu tem sensores embutidos por toda sua extensão. Ele mede 1x1,2 centímetros e integra acelerômetro, giroscópio e termômetro. A tecnologia já está sendo testada em um aplicativo para smartphone chamado Musical Heart ("Coração Musical", em tradução livre), criado por pesquisadores da Universidade de Virginia, nos Estados Unidos.

O app seleciona músicas de acordo com os sentimentos do usuário: se ele estiver triste e tenso, por exemplo, a ferramenta escolhe automaticamente canções para alcamá-lo. Se a pessoa estiver trabalhando ou praticando exercícios que requerem força física, o serviço faz uma triagem de músicas que mantenham a motivação. Tudo vai depender do ritmo das batidas do coração.

Apesar de inovadora, a ideia de usar o corpo em favor da tecnologia (e do próprio usuário) não é inédita. Em novembro do ano passado, um engenheiro da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um sistema biométrico que usa os batimentos cardíacos como senha de identificação para travar/destravar celulares, tablets e consoles de videogame.