Microsoft cria fone de ouvido que escolhe músicas de acordo com saúde do usuário

Por Redação | 16 de Outubro de 2013 às 09h35
photo_camera Divulgação
Tudo sobre

Microsoft

A Microsoft está desenvolvendo um novo tipo de fones de ouvido que detectam qual a música mais adequada para o humor do usuário naquele momento.

O projeto se chama Septimu, e é conduzido pelo laboratório de pesquisas Microsoft Research. Segundo a equipe de cientistas, o acessório é capaz de monitorar sinais vitais, como batimentos cardíacos e temperatura corporal, para então descobrir como está a saúde do ouvinte.

O Septimu tem sensores embutidos por toda sua extensão. Ele mede 1x1,2 centímetros e integra acelerômetro, giroscópio e termômetro. A tecnologia já está sendo testada em um aplicativo para smartphone chamado Musical Heart ("Coração Musical", em tradução livre), criado por pesquisadores da Universidade de Virginia, nos Estados Unidos.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O app seleciona músicas de acordo com os sentimentos do usuário: se ele estiver triste e tenso, por exemplo, a ferramenta escolhe automaticamente canções para alcamá-lo. Se a pessoa estiver trabalhando ou praticando exercícios que requerem força física, o serviço faz uma triagem de músicas que mantenham a motivação. Tudo vai depender do ritmo das batidas do coração.

Apesar de inovadora, a ideia de usar o corpo em favor da tecnologia (e do próprio usuário) não é inédita. Em novembro do ano passado, um engenheiro da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um sistema biométrico que usa os batimentos cardíacos como senha de identificação para travar/destravar celulares, tablets e consoles de videogame.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.