Microsoft cria fone de ouvido que ajuda pessoas com deficiência visual

Por Redação | 10.11.2014 às 17:14
photo_camera Divulgação

A Microsoft, em parceria com a instituição de caridade Guide Dogs, anunciou a criação de um headset inteligente com o objetivo de ajudar pessoas com algum tipo de deficiência visual. De acordo com a BBC, o dispositivo, uma vez conectado a um smartphone com GPS, informa ao usuário cego ou de visão reduzida informações em forma de sons sobre a rua por onde ele esteja passando.

Segundo a empresa, o fone de ouvido foi projetado para rodar com o Windows Phone. Funciona assim: primeiro, o usuário tem a cabeça escaneada com o acessório Kinect para determinar a posição dos canais auditivos, já que o áudio do aparelho é produzido por meio de condução óssea através de dois sensores posicionados perto dos ouvidos.

Cada headset é feito sob medida em uma impressora 3D, o que possibilita o encaixe perfeito no paciente. O gadget é conectado ao celular via Bluetooth, que por sua vez é pareado com outros sinalizadores instalados em lojas, metrôs, sinais, prédios e outros elementos de grandes metrópoles. Tudo isso é captado pelos fones de ouvido, que então avisam o dono do aparelho sobre a proximidade de caixas eletrônicos, elevadores, estações de trem e outras localidades que podem ser úteis ao deficiente.

Estudos prévios do experimento são bastante animadores. Os usuários tiveram ganho na autoestima e redução na ansiedade stress, ficando mais confiantes em se locomover para outras áreas da cidade. "Nós queremos viver como pessoas normais. Não queremos nos planejar com antecedência para conseguir transporte público, um táxi ou algo assim. Queremos ser capazes para simplesmente pular em um ônibus, ir a algum lugar e ter essa liberdade", comentou Kirstie Grice, uma das usuárias que está testando a tecnologia.

Por enquanto, o produto está disponível apenas no Reino Unido No Reino Unido, onde cerca de 180 mil pessoas não saem de casa devido aos problemas visuais, segundo dados da Guide Dogs.