Microsoft convida usuários a prever o futuro

Por Redação | 03 de Outubro de 2014 às 16h20
photo_camera Divulgação

A Microsoft deu vida a um projeto que pode dar o que falar em breve. Com o Microsoft Prediction Lab, a companhia de Bill Gates convida os usuários a participar de rodadas de previsão de eventos, com direito a apostas.

Tudo começou meses atrás, quando a Microsoft começou a coletar e arquivar dados com intuito de fazer previsões de jogos, como a Copa do Mundo, jogos da NFL e até eventos políticos. Além de lúdica, essa pesquisa vinha ajudando a companhia a criar uma base de informações mais rica e maleável para a assistente digital Cortana.

O projeto ganhou mais força quando as previsões também ficaram melhores, o que tem até mesmo atraído para o Bing usuários que costumavam utilizar o Google com mais frequência. Ciente disso, a Microsoft então incorporou algo que vem trazendo o jogo a seu favor: internautas que costumam apostar também estão participando da experiência, inclusive com opiniões valendo dinheiro.

MICROSOFT PREDICTION LAB

A presença constante de usuários votando aumenta as variáveis de comportamento da pesquisa, que pode então revelar a maneira como as pessoas agem com suas opiniões ao longo do tempo. Tudo com dados pessoais detalhados, como sua etnia e inclinação política, por exemplo.

"Nós não apenas conseguimos nos equiparar com as maiores companhias de pesquisas", diz o pesquisador da Microsoft, David Rothschild ao PC World. "Também conseguimos várias linhas de pensamento que eles não foram capazes de coletar, pelo fato de termos pessoas participando mais de uma vez."

As previsões funcionam assim: são dispostos tópicos nos quais o usuário pode apostar pontos virtuais, como as corridas pela presidência e pelo senado estadunidense, e pesquisas em que o público pode responder livremente, sobre assuntos variados. Diferente do que acontece com as recompensas do Bing ou do Xbox, por enquanto a Microsoft Prediction Lab utiliza a pontuação apenas para mensurar as opiniões e delegar direitos.

Nas "competições" você pode apostar apenas em assuntos do momento. As perguntas da página principal costumam ter três opções semanais. Para cada tópico, o usuário pode apostar 100 pontos. Ganha mais pontos aquele que consegue ganhar em alternativas mais improváveis.

MICROSOFT PREDICTION LAB

Apresentando essa coleta de dados como um game interativo, a Microsoft tem conseguido avançar em diversas frentes de uma vez só. Além de conseguir feedback variado sobre assuntos relevantes — coisa que o Google paga via Google Opinion Rewards —, a companhia tem construído uma base de informações complexa.

Esses dados poderão ser utilizados não somente para melhor desenvolver a Cortana e a amplitude do Bing como também gerar muito dinheiro. Afinal de contas, tudo o que os usuários estão depositando por ali pode servir como importante banco de dados para lojas e anunciantes.

Até o momento, a novidade só funciona para quem mora nos Estados Unidos. Dado o sucesso com que o projeto tem sido recebido e o bom retorno para a Microsoft, logo deve chegar a outras localidades do mundo.

Fonte: http://www.pcworld.com/article/2688662/microsoft-wants-you-to-help-predict-the-future.html

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.