Microsoft convida público para testar ideias de aplicativos com o Garage

Por Redação | 23 de Outubro de 2014 às 09h43

A Microsoft lançou nesta quarta-feira (22) uma nova seção em seu site: Microsoft Garage. Trata-se de um projeto para dar acesso antecipado ao público aos diversos projetos que a empresa está testando no momento. A equipe está iniciando o projeto com um total de 16 aplicativos voltados para o consumidor, abrangendo as plataformas Android, Android Wear, iOS, Windows Phone, Windows e até o Xbox One.

Até hoje, o Microsoft Garage era um grupo dentro da companhia americana que apoiava projetos paralelos, feiras de ciência e eventos inovadores. Iniciado em 2009 no grupo Office Labs, o objetivo do projeto era criar um lugar seguro para que os funcionários da Microsoft pudessem construir ideias e promover a inovação na empresa.

Atualmente o grupo conta com cerca de 10 mil membros ativos em todo mundo. O Microsoft Garage continuará com as funções anteriores, só que agora passará a se envolver mais com o público. E, segundo a empresa, uma das melhores formas de fazer isso é oferecer ao público a possibilidade de testar os projetos que os funcionários da empresa estão desenvolvendo.

Os aplicativos produzidos no projeto são oriundos de diversas fontes. Alguns foram criados em projetos paralelos, outros em feiras tecnológicas e alguns foram até mesmo patrocinados por equipes de negócios. Seus criadores vão desde estagiários até funcionários que projetaram o serviço individualmente.

Independentemente da sua origem, todos os aplicativos são analisados em primeira mão numa audiência interna dos funcionários da Microsoft. Comentários e sugestões são feitos para os desenvolvedores e, a partir daí, os apps podem ser disponibilizados para as lojas de aplicativos. Depois de um tempo, os comentários e feedbacks dos usuários serão analisados e, dessa forma, a empresa poderá medir como as pessoas o receberam, o que pode ser melhorado e quais erros têm que ser corrigidos.

Ao VentureBeat, Jeff Ramos, gerente do Microsoft Garage, disse que a empresa ainda não definiu um limite em relação a quantidade de aplicativos que deve lançar em um determinado período. Contudo, segundo ele, há uma imensidão de projetos dentro da empresa e que disponibilizá-los para o público será uma ótima maneira de obter feedback.

Microsoft Garage

Uma ideia interessante produzida pelo projeto é o AutoTag' n Search My Photos. Trata-se de um serviço que usa sua conta do Facebook para marcar automaticamente seus amigos nas fotos. Além deste serviço, que pode ser baixado por meio deste link, há 15 outros aplicativos adicionais estreando no Microsoft Garage.

Abaixo, nós separamos alguns deles, incluindo descrições e links para download.

Floatz

Microsoft Garage

Este aplicativo foi elaborado para compartilhar ideias, principalmente entre pessoas que estão próximas umas das outras. O usuário poderá participar de conversas próximas, bem como iniciar sua própria discussão por meio de uma pergunta, ideia ou uma imagem compartilhada de forma anônima.

O Floatz está disponível para aparelhos equipados com Windows Phone.

Journeys & Notes

Microsoft Garage

O Journeys & Notes é um aplicativo social para compartilhar informações sobre um determinado trajeto. Coletando informações de outras pessoas que já percorreram o mesmo caminho que você está prestes a percorrer, o app as exibe na tela do smartphone para que você tenha ciência das características e situação da estrada a ser andada.

O Journeys & Notes está disponível para Android. Em breve o aplicativo chegará para iOS e Windows Phone.

Lost Turtle

Microsoft Garage

Este é um jogo onde você ajuda a tartaruga Walter a encontrar o seu caminho para casa. Você controla o personagem para navegar em áreas como montanhas e vulcões, com o objetivo de devolver Walter para seu habitat natural.

O game está disponível para Windows e Windows Phone.

Next Look Screen

Microsoft Garage

Esta ideia é uma ideia de aplicativo de bloqueio de tela onde o usuário economiza tempo. A tela de bloqueio exibe informações e aplicativos baseados na sua localização e em suas atividades. É possível ver o calendário, chamadas perdidas, e-mail, mensagens de texto, entre outras coisas sem precisar desbloquear o telefone. Ele está disponível para aparelhos Android.

Snipp3t

Microsoft Garage

O Snipp3t é um app que reúne as últimas notícias de celebridades, fornecendo uma lista das maiores manchetes e permitindo que o usuário se inscreva para receber notícias de famosos específicos. Ele está disponível para iOS.

Torque

Microsoft Garage

Este aplicativo remove a necessidade do usuário dizer "OK Google" para realizar uma atividade no Android Wear. Em vez disso, basta que o usuário vire seu braço e retorne a posição inicial. O Torque está disponível para o Android Wear.

Fonte: http://venturebeat.com/2014/10/22/microsoft-launches-garage-site-asking-the-public-to-test-a-wide-range-of-new-apps/

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.