Microsoft contrata executivo para fortalecer setor de pagamentos digitais

Por Redação | 22.09.2014 às 18:16
photo_camera Divulgação

Os meios de pagamento digitais, que usam celulares e aproximação para permitir que os usuários acertem contas sem a necessidade de tirar a carteira do bolso, são a grande tendência do mercado, com Google e Apple como alguns dos principais expoentes. A Microsoft também está nesse meio, com seu serviço Wallet, que, agora, parece ter ganhado mais um reforço de peso.

De acordo com as informações do site Recode, a empresa acaba de contratar Inain Kennedy, o diretor de produtos de pagamento da Amazon, para integrar seus rincões. O executivo esteve na posição na gigante do e-commerce pelos últimos seis anos e, agora, assumiria como gerente de todas as plataformas da Microsoft voltadas para segmentos de comércio.

O título em si pode indicar que a empresa estaria pensando em mais do que uma simples opção de pagamentos mobile, mas indo além e investindo em parcerias com sites de e-commerce e lojas online. É uma estratégia parecida, por exemplo, com a que é executada há anos pelo PayPal e será adotada agora também pela Apple, que já anunciou centenas de milhares de estabelecimentos que estarão habilitados a usar sua solução, o Pay, logo no lançamento.

Tudo isso é intensificado ainda mais pela ideia de que, antes de sair da Amazon, Kennedy estava trabalhando em uma plataforma de pagamento digital para os usuários da loja. Em uma opção mais completa, estaria incluído um sistema de mobile payment, mas também, dispositivos que seriam colocados em estabelecimentos físicos de forma a levar a infraestrutura da Amazon para fora de suas próprias fronteiras digitais.

Por enquanto, nada de oficial foi falado pela Microsoft, que nem mesmo confirmou a contratação de Kennedy. Mas, levando em conta o avanço cada vez mais rápido desse segmento entre as empresas digitais, não é de se surpreender que a empresa não queira ficar fora do bonde e esteja bem disposta a investir cada vez mais em um serviço atrelado a seu sistema operacional Windows Phone.