Microsoft comemora 38 anos de história

Por Fernanda Morales | 04 de Abril de 2013 às 17h12

Bill Gates e seu companheiro Paul Allen iniciaram, ainda muito jovens, um projeto audacioso no dia 4 de abril de 1975. Há exatos 38 anos, a Microsoft foi fundada. Em sua longa trajetória, a companhia ajudou a revolucionar os conceitos da computação pessoal e da tecnologia.

Os dois amigos tinham um interesse em comum quando se conheceram: os computadores. E em 1975, decidiram fundar sua própria companhia, a Microsoft (nome originado a partir de duas palavras em inglês: microcomputer e software). No começo, eles planejavam desenvolver um software em linguagem BASIC para o Altair 8800, da IBM, e em 1979, a fabricante de computadores contratou a Microsoft para desenvolver o software que deveria acompanhar sua nova geração de PCs.

Fotos Bill Gates e Paul Allen

Foto: Divulgação

Na época, Gates e Allen não tinham o produto finalizado e, para conseguir o contrato com a IBM, compraram o Q-DOS, da Seattle Computer Products, por US$ 50 mil (cerca de R$ 100 mil). Aplicaram algumas melhorias ao sistema da Seattle e o transformaram no MS-DOS, o primeiro sistema operacional em disco da pequena companhia que tinha acabado de se formar.

No mesmo período, outra grande empresa de tecnologia lançava seu mais novo produto, o Apple Lisa, criado por Steve Jobs. O sucesso do computador da Apple foi tão grande, com uma interface de usuário inovadora, que fez com que Bill Gates sugerisse uma parceria com Jobs - a parceria duraria pouco tempo por alegações mútuas de roubo de propriedades intelectuais.

Nasce o Windows

A trajetória do sistema operacional mais conhecido da companhia, o Microsoft Windows, começa em 1981, quando a companhia também dava seus primeiros passos. No entanto, o primeiro Windows comercial, conhecido como Windows 1.0, chegou ao mercado somente em 1985 e levou aos usuários domésticos algumas novidades como tela colorida, mouse, função multitarefa, aplicativos, janelas entre outras funções.

Em 1987, a empresa lançou a segunda geração do seu SO, o Windows 2.0, e no mesmo ano, a Microsoft adquiriu alguns programas que, até hoje, fazem parte dos seus sistemas: o PowerPoint e o Excel. A versão 2.0 manteve uma interface do usuário similar à do seu antecessor, mas ganhou programas, gráficos e funções melhores, incluindo o Microsoft Word, atalhos no teclado e opções de 'minimizar' e 'maximizar' as telas.

A família Windows foi evoluindo com o passar dos anos com o 3.0, 3.1, 95, 98, Me (Millenium Edition), XP, Vista, 7 e o mais recente lançamento da empresa, o Windows 8. Com a evolução da tecnologia e a chegada de novos produtos ao mercado, a Microsoft também entrou no mercado móvel com a sua plataforma Windows Phone e lançou seu primeiro produto de hardware, o tablet Surface.

Comemorando

No mesmo dia que a companhia celebra mais um aniversário, Bill Gates e Paul Allen se reuniram para recriar uma das fotos mais icônicas da história da tecnologia, tirada em 1981 logo após o licenciamento oficial do MS-DOS para a IBM. Na foto, os dois empresários estão posicionados ao redor de vários computadores da época.

Fotos Bill Gates e Paul Allen

Foto: Divulgação

A nova foto, publicada no perfil pessoal de Allen no Twitter, mostra os dois sentados junto com os mesmos computadores antigos no Museu do Computador Vivo, de Seattle, Estados Unidos - museu este fundado pelo próprio Paul Allen.

Além disso, a história completa da Microsoft é contada em imagens no perfil oficial da empresa no Facebook, e os interessados em conhecer um pouco mais sobre a empresa poderão buscar por dados através da rolagem de anos presente no canto direito superior da Timeline.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.