Microsoft anuncia versão do Skype para navegadores com chamadas de voz e vídeo

Por Redação | 14 de Novembro de 2014 às 13h58
Tudo sobre

Microsoft

Muito em breve você não vai mais precisar baixar o Skype no seu computador para utilizar o programa. Nesta sexta-feira (14), a Microsoft anunciou o lançamento de uma versão web de seu principal aplicativo de comunicação, que no futuro terá acesso a todas as funcionalidades do software a partir de qualquer lugar, sem a necessidade de instalação ou downloads.

Ainda em estágio Beta, o Skype for Web já funciona nos navegadores Chrome, Safari, Mozilla Firefox, e claro, no Internet Explorer. A troca de mensagens de texto funciona de forma simples, enquanto a realização de chamadas de voz ou vídeo já está habilitada, mas necessita de um plug-in para funcionar. Segundo a Microsoft, essa obrigatoriedade será removida no futuro e a ideia é que o serviço funcione totalmente pelo browser, sem instalações adicionais.

As chamadas, por exemplo, utilizarão o protocolo WebRTC, que conta com a ajuda de APIs JavaScript para permitir comunicação em tempo real por meio do navegador. Tudo acontece por meio do site oficial do Skype, bastando o usuário inserir seu login e senha para acessar uma interface que será semelhante ao modelo oficial do aplicativo.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Mas é possível que você ainda tenha que esperar um pouco para acessar tudo isso. De acordo com a Microsoft, os testes atuais se concentram em um pequeno número de usuários residentes no Reino Unido, que foram selecionados aleatoriamente com base nos dados de uso do Skype. A ideia é experimentar a versão web em todos os sistemas operacionais, navegadores e com diversas configurações de máquinas e velocidades de internet, de forma a garantir uma compatibilidade total no lançamento efetivo.

A Microsoft quer lançar oficialmente o Skype for Web nos próximos meses, mesmo que com recursos limitados. Uma data oficial ou possível extensão do Beta não foram anunciadas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.