Microsoft anuncia parceria de US$ 15 milhões com o Foursquare

Por Redação | 05 de Fevereiro de 2014 às 08h00

A procura por um novo CEO na Microsoft finalmente chegou ao fim nesta terça-feira (2), quando a empresa anunciou o indiano Satya Nadella , ex-líder da área de computação em nuvem, como novo presidente executivo. Além de Nadella, a companhia também revelou que vai investir US$ 15 milhões no aplicativo de geolocalização Foursquare. As informações são do jornal The Wall Street Journal.

A negociação faz parte de uma parceria estratégica entre as duas empresas que vai ajudar o Foursquare a ampliar sua participação do mercado e garantir que a Microsoft tenha acesso a todos os dados da plataforma. A quantia investida será adicionada a um fundo de US$ 35 milhões, reservados pelo Foursquare em dezembro do ano passado, e que elevou o valor de mercado do serviço para US$ 650 milhões. Com isso, a Microsoft se torna, agora, a maior fonte de receita do Foursquare.

De acordo com o blog oficial do programa, o acordo dá o direito da companhia de Redmond licenciar os dados captados pelo app e usá-los em ferramentas do Windows para PCs e de seu sistema operacional para dispositivos móveis, o Windows Phone. Entre as ferramentas que farão uso desses dados está o buscador Bing.

"No futuro, quando você usar um dispositivo da Microsoft que rode os sistemas operacionais Windows ou Windows Phone, assim como seus produtos, como o Bing, os lugares serão aprimorados pelo Foursquare para promover uma experiência consciente e as melhores recomendações de qualquer serviço no mundo", afirmou o Foursquare em seu blog. Além disso, a plataforma aponta que o investimento da Microsoft não vai atrapalhar negociações que a empresa queira fazer com outras companhias - e vice-versa.

Lançado em março de 2009, o Foursquare possui mais de 45 milhões de usuários e já coletou dados de mais de 60 milhões de locais, incluindo lojas, restaurantes, bares e outros estabelecimentos em que os internautas fazem "check in". Os usuários ainda podem conseguir descontos e receber dicas de locais para onde ir através do aplicativo, que já realizou mais de 5 bilhões de "check ins" em todo o mundo.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.