Mestre do origami ganha homenagem em Doodle

Por Ana Teixeira | 14.03.2012 às 18:34 - atualizado em 12.07.2012 às 11:01

Quem recebeu a homenagem em um belo doodle nesta quarta-feira, 14 de Março, foi o mestre do origami Akira Yoshizawa. Hoje completam-se 7 anos de sua morte e, caso estivesse vivo, o japonês faria exatos 101 anos de vida.

Akira Yoshizawa

Yoshizawa nasceu em 14 de Março de 1911 no Japão e teve sua vida completamente ligada à arte, desde pequeno adorava fazer dobraduras e aprendeu a criá-los sozinho. Sua inteligência somada a essa grande paixão por origami o tornou professor de geometria em uma fábrica aos 20 anos, quando ensinava aos funcionários da empresa a compreender as técnicas geométricas através das dobraduras.

O origami é uma arte secular japonesa de transformar pedaços de papel em representações de objetos, animais ou qualquer outro tipo de ser sem usar tesoura e cola, apenas com dobraduras. E segundo a cultura japonesa, se você fizer mil garças, conhecidas como Tsuru, terá um pedido realizado.

Akira Yoshizawa foi o principal criador de diversas técnicas dessa arte, teve seus trabalhos publicados em inúmeras revistas e livros, sem contar sua monografia, lançada em 1954. Além disso estima-se que ele tenha criado mais de 50 mil modelos de origamis. O mestre contribuiu muito para a cultura japonesa e o mais legal nisso tudo é que ele não vendia suas pequenas obras, ele as doava ou dava de presente para as pessoas e também as emprestava para exposições.

O Google, para ressaltar a importância desse grande ícone, colocou em sua página uma singela homenagem para celebrar essa data especial e transformou o logo da empresa em uma espécie de origami, colocando todas as letras em formato de dobraduras

Doodle Origami

Homenagem do Google ao mestre do origami Akira Yoshizawa

Se gostou, entenda um pouco mais como funcionam os doodles e conheça os 10 melhores que o Canaltech separou pra você!