Mesmo fora da Google I/O, Nexus 8 ainda está a caminho

Por Redação | 27.06.2014 às 12:46

A expectativa de muita gente foi frustrada quando o Google não anunciou e nem mesmo mencionou a existência do Nexus 8 durante o Google I/O 2014. O aparelho ficou extremamente ausente do evento da empresa, mas, de acordo com informações obtidas pelo site TechRadar, ainda vive bem e deve sim chegar ao mercado em algum momento.

A novidade foi obtida com fontes não identificadas, mas que estariam ligadas à HTC. É ela quem está desenvolvendo e fabricando o novo aparelho após o fim do contrato entre Asus e Google que levou ao lançamento do Nexus 7 em 2012. Agora, a expectativa é que a nova versão do tablet chegue ainda neste ano, mas o TechRadar não conseguiu confirmar se tal expectativa é legítima.

Ainda sem um anúncio oficial, tudo o que temos sobre o Nexus 8 são os rumores que indicam o lançamento de um aparelho com tela de 8,9 polegadas e resolução de 2.048 x 1.440 pixels. O processador seria um Nvidia Tegra K1, acompanhado de 2 GB de memória RAM, constituindo uma oferta bastante robusta.

Mas o grande destaque do lançamento seria mesmo o peso, de apenas 418 gramas, e a espessura, de apenas 8 mm. Apesar de mais pesado e grosso que seu principal rival, o iPad Mini 2, o objetivo da HTC e do Google é justamente pisar no terreno da Apple com um equipamento altamente portátil e leve, representando mais uma vez a melhor opção de tablet no ecossistema do Android.

A parceria entre as duas empresas é vista com ótimos olhos pela indústria, principalmente após o lançamento de celulares como os dois modelos HTC One, altamente elogiados pela imprensa. Se tal nível de excelência puder ser aplicado também ao tablet, por mais que as especificações não sejam as melhores possíveis, a concorrência pode estar diante de um belo adversário.