Mercado de consoles apresentou retração de 25% em 2012

Por Redação | 08 de Abril de 2013 às 08h40
Divulgação

Nem tudo são flores no mercado de videogames. Os números apresentados pela ABI Research apontam uma regressão nas vendas. Em 2012, a Microsoft, Nintendo e Sony venderam pouco menos de 30 milhões de consoles, cerca de 10 milhões a menos que no ano anterior.

O resultado da pesquisa foi divulgado pela CNBC, que destaca o otimismo cauteloso da empresa britânica de pesquisas para 2013, mas a ABI espera que a Microsoft e a Sony determinem as perspectivas futuras para os consoles, e não a Nintendo - Apesar do seu Wii U.

Michael Inouye, analista sênior da ABI, comentou que "os problemas com o Nintendo Wii U não são indicativos da recepção de mercado esperada para a próxima geração de consoles". Parece que todos estão realmente apostando suas fichas no PlayStation 4 e no Xbox 720.

Quer se preparar para as profissões do futuro e conhecer as 5 principais habilidades para o novo mercado de trabalho? Responda à pesquisa e tenha acesso ao nosso e-book exclusivo.

As previsões ainda dão conta de que 2013 será o início de um período de crescimento para o mercado de videogames, encerrando o período de declínio enfrentado até agora. Dois fatores impulsionam esse otimismo: o Wii U vai receber uma redução de preço em 2013, e Microsoft e Sony devem manter os preços de seus próximos consoles abaixo de US$ 450 (cerca de R$ 900).

"Novos operadores no mercado de consoles irão acrescentar uma camada adicional de complexidade, o que deve tornar as coisas mais interessantes, mas antecipar o mercado será uma tarefa difícil para os iniciantes", comenta Sam Rosen, analista de pesquisas da ABI Research.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.