Mercado de consoles apresentou retração de 25% em 2012

Por Redação | 08.04.2013 às 08:40
photo_camera Divulgação

Nem tudo são flores no mercado de videogames. Os números apresentados pela ABI Research apontam uma regressão nas vendas. Em 2012, a Microsoft, Nintendo e Sony venderam pouco menos de 30 milhões de consoles, cerca de 10 milhões a menos que no ano anterior.

O resultado da pesquisa foi divulgado pela CNBC, que destaca o otimismo cauteloso da empresa britânica de pesquisas para 2013, mas a ABI espera que a Microsoft e a Sony determinem as perspectivas futuras para os consoles, e não a Nintendo - Apesar do seu Wii U.

Michael Inouye, analista sênior da ABI, comentou que "os problemas com o Nintendo Wii U não são indicativos da recepção de mercado esperada para a próxima geração de consoles". Parece que todos estão realmente apostando suas fichas no PlayStation 4 e no Xbox 720.

As previsões ainda dão conta de que 2013 será o início de um período de crescimento para o mercado de videogames, encerrando o período de declínio enfrentado até agora. Dois fatores impulsionam esse otimismo: o Wii U vai receber uma redução de preço em 2013, e Microsoft e Sony devem manter os preços de seus próximos consoles abaixo de US$ 450 (cerca de R$ 900).

"Novos operadores no mercado de consoles irão acrescentar uma camada adicional de complexidade, o que deve tornar as coisas mais interessantes, mas antecipar o mercado será uma tarefa difícil para os iniciantes", comenta Sam Rosen, analista de pesquisas da ABI Research.