Material Design do Google chega também ao Docs

Por Redação | 30 de Julho de 2014 às 14h35

A onda do Material Design chegou também ao Google Docs. Desde a semana passada, usuários da ferramenta online da empresa podem ter percebido uma nova maneira de interagir com os documentos e arquivos na nuvem. Agora, em vez do clique em link abrir diretamente um novo documento, por exemplo, o usuário é levado a uma lista de todas as opções disponíveis na rede.

A mudança, de acordo com a empresa, já está disponível para todos os usuários do Docs, Sheets e Slides, de forma a ampliar a produtividade e facilitar a visualização de todos os documentos em andamento. Um botão colorido, na parte inferior direita da tela, faz as vezes de atalho para a criação de um novo trabalho, tornando-se uma das principais mudanças no layout do Drive.

Material Design Google Docs

Além disso, na parte superior direita da tela, é possível encontrar novas opções de organização, que podem até mesmo substituir a visão em grade, nova, pela antiga lista, agradando aos saudosistas do antigo design ou facilitando a vida de quem tem muitos documentos. O campo de busca também foi repaginado, numa mudança que pode parecer estranha: a impressão é de que aquela é a caixa de pesquisas do Google, e não uma opção específica do Drive.

São mudanças voltadas para tornar o visual de todos os produtos uniforme. O Material Design foi anunciado pela empresa na última edição do Google I/O e seus conceitos devem, no futuro, ser aplicados até mesmo às novas versões do sistema operacional Android. Para a empresa, a ideia é tornar a experiência com as soluções extremamente parecida e conectada em todos os tipos de dispositivos, não importando se o usuário está acessando a partir de um celular, tablet ou computador.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.