Matcha.tv: Apple compra startup especializada em experiências de segunda tela

Por Redação | 14.08.2013 às 12:09
photo_camera CNET

A mais recente aquisição da Apple é a startup especializada em aplicativos e conteúdo para segunda tela "Matcha.tv". O valor da compra gira em torno de US$ 1 milhão e US$ 1,5 milhão, de acordo com fontes do VentureBeat.

No entanto, o montante final pode ter sido muito maior, considerando que o aplicativo da Matcha.tv estava apresentando um crescimento regular e era rotineiramente classificado entre os 15 melhores aplicativos de entretenimento na App Store.

Em meados de maio, o app da Matcha.tv, disponível apenas para dispositivos iOS, foi encerrado sem muitas explicações. Ele oferecia uma visão abrangente de tudo o que estava disponível para assistir via provedores de TV a cabo, serviços de streaming de vídeo (como o Netflix), e lojas de vídeos online.

Matcha.tv

A mensagem no site do serviço informa apenas: "Caro usuário do Matcha, nós te agradecemos por usar o Matcha e esperamos que tenhamos sido capazes de melhorar a sua experiência de visualização de televisão e vídeo. Infelizmente, a partir de hoje, este serviço não está mais disponível. Todas as informações pessoais coletadas pelo Matcha foram apagadas. Se você tem alguma dúvida sobre sua conta, por favor, nos envie um e-mail".

Em relação à aquisição, a Apple disse ao VentureBeat que: "A Apple compra companhias menores de tecnologia de tempos em tempos, e nós geralmente não discutimos nossos propósitos ou planos". Mas por que a Matcha.tv? A empresa não possui patentes valiosas ou uma grande base de usuários. O que ela tem é um serviço muito bom capaz de mapear todo o conteúdo disponível online e na TV.

Isso pode colocar ainda mais lenha na fogueira daqueles que apostam que a Maçã está trabalhando em seu próprio serviço de streaming, com foco na transmissão de conteúdo para a televisão. Desde a segunda metade de 2011, a Apple tem trabalhado em formas para reinventar a televisão, e comentários lançados por funcionários da companhia deram margem para que esses rumores ganhassem cada vez mais força.

Recentemente, um renomado jornal norte-americano alegou que a Maçã estaria trabalhando em parceria com a Time Warner Cable e outras produtoras de conteúdo a fim de resolver os problemas que muitos usuários enfrentam para encontrar novos conteúdos nos set-top-boxes, e isso antes de entrar com tudo no mercado de televisores. Rumores recentes também afirmam que a empresa intensificou as negociações com produtoras de conteúdo para o lançamento da segunda geração da Apple TV. É possível que a Matcha.tv se encaixe muito bem nesses planos.