Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mark Zuckerberg: 'Realidade virtual é o próximo passo no futuro da computação'

Por| 25 de Julho de 2014 às 11h10

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

A segunda versão do Oculus Rift para desenvolvedores já começou a ser enviada para um grupo relativamente pequeno de compradores - cerca de 10 mil unidades do dispositivo chegarão para esses profissionais, usuários e produtores de software. Embora um modelo comercial do aparelho só tenha previsão de chegar às lojas no ano que vem, fato é que o Facebook está investindo pesado na tecnologia presente no headset.

Desde que comprou a Oculus VR (dona do Rift) em março por US$ 2 bilhões, o dono da rede social, Mark Zuckerberg, tem dito em entrevistas que aposta na realidade virtual como o próximo passo da computação e da informática. E nesta quarta-feira (23), durante uma conferência para investidores, o jovem executivo reiterou sua visão de um futuro ambicioso e promissor para esse tipo de tecnologia. Além disso, Zuckerberg explicou que não é de agora o interesse de sua empresa em se aprofundar nesse mercado, em especial para aumentar a participação do Facebook no maior número de dispositivos possíveis.

"Nós somos uma companhia que quase sempre esteve presente nas diferentes fundações móveis que outras pessoas construíram", disse o CEO, se referindo a todos os outros serviços nos quais o Facebook está integrado. "Uma das coisas que eu realmente me importo e que diz respeito aos 10 anos de história da empresa é ter uma relação diferente sobre o que são as novas plataformas de computação. Nós podemos ajudar a definir o que a próxima geração de computação será", completou, como informa o site Gamasutra.

Zuckerberg também declarou aos investidores que continuará investindo cada vez mais em novos campos da indústria, entre eles o da realidade aumentada, tecnologias de visão, inteligência artificial e outras prioridades cujo foco estará na Oculus VR. De acordo com Zuckerberg, a expectativa é que os próximos projetos tenham duração inicial entre cinco e dez anos. "Nossos investimentos vão aumentar. Existem grandes oportunidades de construir a nova geração de plataformas de computação".

Continua após a publicidade

Na época em que adquiriu a Oculus VR, Zuckerberg já havia dito que a tecnologia desenvolvida pela empresa "abre possibilidades totalmente novas". A Oculus ficou conhecida em 2012 por apresentar o primeiro protótipo de óculos de realidade virtual que funciona de forma simples, prática e agradável ao consumidor. O foco da corporação sempre foi os games para computador, mas o CEO do Facebook enxerga novas oportunidades para explorar todo o potencial e vantagens do Oculus Rift.

Recentemente, Brendan Iribe, CEO da Oculus VR, disse que, apesar de Mark Zuckerberg não acompanhar diretamente o desenvolvimento do Oculus Rift - agora que o acessório faz parte do Facebook -, a decisão do dono da rede social será decisiva na hora de definir um dos fatores mais importantes do headset: seu preço. "Mark quer vender o Rift pelo menor valor possível", declarou Iribe. Ele também afirmou que Zuckerberg pretende ignorar, pelo menos em um primeiro momento, as margens de lucro para oferecer a tecnologia de realidade virtual dos óculos por um preço acessível a todos os consumidores.

Leia também: