Marissa Mayer revela seu plano para salvar o Yahoo!

Por Redação | 24.09.2012 às 15:10

Marissa Mayer tem boas notícias para o Yahoo!. A CEO irá anunciar, nesta terça-feira (25), seus planos de estratégia e sua visão para fazer com que a empresa consiga sair do período crítico em que se encontra. As informações são do All Things D.

Em um memorando enviado na última sexta-feira e depois obtido por Kara Swisher, do All Things D, Mayer dizia aos funcionários do Yahoo! que iria, durante a reunião desta terça-feira, compartilhar a mesma apresentação que fez para o conselho do Yahoo! durante as reuniões na semana passada.

Mayer também disse que o Yahoo! irá mudar de maneira compensatória para todos os seus funcionários, trabalhando com novos incentivos.

O Business Insider revelou que Mayer pretende focar as mudanças no sistema de buscas e na homepage do Yahoo!. Ao projetar o visual do motor de buscas do Google, Mayer se tornou famosa - e como buscas são o forte do Yahoo!, ela pretente dar mais ênfase nesta estratégia.

Provavelmente, o foco da CEO é melhorar a maneira de funcionamento e o design do motor de buscas do Yahoo!, mas sem alterar algoritmos. Mayer teve uma reunião com o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, para discutir negócios, e ela se mostrou destemida em relação a custos em curto prazo, pois isso pode transformar positivamente a empresa em longo prazo. Parece que ela quer trabalhar duro em "8 produtos-chave" da empresa. Destes, 5 provavelmente são o Yahoo Finanças, o Yahoo Esportes, o Mail, o Flickr e o IntoNow.

Swisher relatou que o Mail e a home do Yahoo! já estão sendo remodelados, com foco em uma experiência mais interativa e social, com menos propagandas. Na semana passada, o Yahoo! começou a trabalhar seu aplicativo de TV, o IntoNow, e também de acordo com o Business Insider, este app está atraindo bastante a atenção da executiva. Outro fator chave é a tecnologia por trás da publicidade do Yahoo!, pois Mayer já colocou uma equipe de executivos para trabalhar e aumentar os negócios da empresa por meio de aquisições. Empresas como Mediaocean, Turn, Criteo, PubMatic e Millennial Media estão na mira da CEO.

A verba para arcar com tantas mudanças vem, principalmente, da venda de parte da participação do Yahoo! na empresa chinesa Alibaba, por US$ 4,3 bilhões (cerca de R$ 8,7 bi). Sem os impostos e retornando o investimento aos acionistas, o Yahoo! pretende investir US$ 650 milhões (cerca de R$ 1,3 bi) em suas novas estratégias.

Em algum momento, o Yahoo! também pretende vender parte de sua participação no Yahoo! Japão, para angariar mais alguns bilhões de dólares.