Do mar para o ar: Marinha americana lança drone de um submarino

Por Redação | 06 de Dezembro de 2013 às 19h22

Na última quinta-feira, dia 05 de dezembro, a Marinha americana lançou pela primeira vez um drone de um submarino. Drone, que no Brasil é chamado de VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), é uma categoria de aeronaves não tripuladas, controladas remotamente, usadas para vigilância e que podem carregar armamentos, motivo pelo qual têm causado varias polêmicas mundo afora. O programa vem sendo desenvolvido há 6 anos.

O lançamento foi efetuado do submarino nuclear USS Providence, utilizando os tubos de torpedos, procedimento similar ao do míssel Tomahawk. Veja na imagem a abaixo sequência de lançamento da aeronave:

Drone lançado de submarino

A aeronave lançada é um modelo desenvolvido pelo US Naval Research Laboratory (Laboratório de Pesquisas Navais), chamado XFC, especialmente para este propósito. Ele é lançado em um tubo de torpedo, e após sair da água, suas asas se abrem em formato de X, passando então a ser impulsionado pelo seu próprio motor, localizado na traseira. O aparelho possui uma autonomia de mais de 6h, e ainda uma câmera na parte dianteira

O modelo é apenas um demonstrador da tecnologia, ou seja, não possui aplicação prática ainda, mas abre caminho para uma nova era nos drones, e em um futuro não muito distante poderemos ver aparelhos armados com mísseis e bombas podendo ser lançados de qualquer lugar do globo, de um submarino nuclear de quase impossível detecção.

E este é mais um passo na tecnologia de aviões não tripulados sendo aplicada no âmbito naval. Há alguns meses, um outro drone fez o primeiro pouso automático em um porta aviões americano. O evento representou um marco tecnológico sem precedentes, pois a complexidade de um pouso em um navio em movimento foi gerenciada de forma completamente autônoma, um feito realmente incrível.

Segue abaixo um vídeo do drone X-47B pousando no porta-aviões.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.