Mais um executivo deixa a divisão Xbox na Microsoft, desta vez Marc Whitten

Por Redação | 18 de Março de 2014 às 11h55
photo_camera Divulgação

Um dos principais responsáveis pela criação do Xbox está deixando a Microsoft. Marc Whitten, diretor de produtos da marca e um dos arquitetos do Xbox One, anunciou que vai abandonar seu cargo na gigante de Redmond para se tornar chefe de escritório de produtos da Sonos, companhia que fabrica equipamentos de som.

Em comunicado oficial publicado no blog do Xbox, Whitten disse que teve um enorme prazer em passar os últimos 14 anos trabalhando em novidades desenvolvidas por ele e sua equipe. "O Xbox é especial graças a equipe incrível que eu tive a oportunidade de trabalhar e também por nossos fãs, que são os mais incríveis do planeta. Trabalhar em um produto tão amado foi o ponto alto da minha carreira. É difícil sair, mas estou confiante de que os melhores dias estão por vir para os fãs do Xbox, agora nas mãos de uma equipe muito talentosa", escreveu o executivo em sua carta de despedida.

Whitten se juntou à Microsoft em 2000 e supervisionou o desenvolvimento de hardware e software das três gerações do console da empresa (Xbox, Xbox 360 e Xbox One). Ele também ajudou a construir a rede online do aparelho, a Xbox LIVE, que hoje conta com mais de 48 milhões de membros em 41 países.

"Eu tive o prazer de trabalhar com Marc por mais de uma década e ele sempre levou a marca Xbox para frente com foco em nossos fãs e em entregar uma plataforma que desenvolvedores podem abraçar e entregar conteúdos incríveis", declarou Phil Spencer, chefe dos estúdios da Microsoft. Spencer vai substituir Whitten em uma palestra sobre o Xbox na Game Developers Conference 2014 nesta semana, em São Francisco, nos Estados Unidos.

De acordo com a Microsoft, o cargo de Whitten será ocupado por Terry Myerson, vice-presidente executivo da empresa que supervisiona os profissionais responsáveis pela construção de software e experiências para o Windows e o sistema operacional móvel Windows Phone. O restante da equipe que trabalha no Xbox continuará na corporação e agora responderá diretamente a Myerson.

Whitten não é o primeiro executivo a deixar a divisão Xbox. Em julho do ano passado, o então presidente da divisão de Entretenimento Interativo da Microsoft, Don Mattrick, abandonou a companhia para se tornar CEO da produtora de jogos sociais Zynga. Mattrick também trabalhou no desenvolvimento do hardware e software do Xbox One e foi o responsável por apresentar o console oficialmente em 2013. À época, o videogame apresentou uma proposta voltada mais para o entretenimento do que para jogos - posição duramente criticada por vários consumidores.

A Microsoft não é a única empresa do mundo dos games a perder pessoas importantes envolvidas no projeto dos consoles desta geração. Há duas semanas, Jack Tretton, um dos principais nomes da marca PlayStation, deixou de ser presidente da Sony Computer Entertainment America, cargo que ele ocupou por 20 anos. Tretton acompanhou o lançamento de todos os consoles da linha PlayStation desde 1994 e ajudou a promover os jogos e aparelhos da companhia.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.