Mais da metade das pessoas que assistem filme 3D se sentem mal, diz estudo

Por Redação | 03 de Março de 2013 às 09h15

Se você já teve alguma sensação estranha - como ficar um pouco tonto - enquanto assistia a algum filme 3D, fique tranquilo, você não está sozinho. Mais da metade das pessoas que colocam os óculos especiais e assistem o conteúdo 3D relatam sentir-se mal em diferentes graus.

Os dados são de um estudo da Universidade de Roma e mostram que mais de 50% dos espectadores tiveram pelo menos um problema físico depois da experiência com essa tecnologia. O estudo foi divulgado pela revista científica PLoS ONE.

A proporção entre aqueles que se sentiram mal após assistir filmes 3D e 2D é bastante diferente, 55% e 14%, respectivamente. Entre as queixas mais comuns estão dor de cabeça e olhos cansados, mas uma porcentagem relevante (11%) também alegou sentir ânsia de vômito durante as sessões que simulam uma terceira dimensão.

"Fiquei surpreso com a proporção relativamente elevada de pessoas que relataram sintomas após um filme 3D", disse o autor do estudo, Angelo Solimini, Ph.D, professor adjunto e pesquisador em higiene e saúde pública da Universidade de Roma.

Mas o pesquisador explica que não é preciso fugir das salas de cinema com exibições desse tipo de filme, pois os sintomas apresentados foram, em sua maioria, rápidos e passaram logo após retirar os óculos. Exceto apenas por alguma dor de cabeça que venha a ser desencadeada.

Algumas pessoas se mostraram mais propensas a esses sentimentos desagradáveis do que outras. O estudo descobriu que as mulheres, especialmente aquelas com histórico de se sentir mal durante viagens de carro, vertigem ou dor de cabeça frequente, podem ser mais vulneráveis a esses sintomas.

Além disso, o estudo também explica que o olho humano não está acostumado a lidar com as três dimensões propostas pela tecnologia, e isso exige um esforço maior para focar as imagens corretamente. É aí que o desconforto aparece.

Para estudar os possíveis efeitos colaterais, a pesquisa contou com a participação de 497 adultos italianos saudáveis, com idade entre 18 a 65 anos. Os participantes foram convidados a assistir um filme 2D e um filme 3D durante um período de três semanas. Eles poderiam escolher qualquer filme que quisessem, desde que não assistissem a um 2D e um 3D no mesmo dia.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.