Maioria das escolas brasileiras não possui TV ou computador

Por Redação | 26 de Março de 2013 às 18h42

Apesar de algumas escolas públicas utilizarem jogos eletrônicos para ajudar alunos a aprender brincando, infelizmente essa não é a realidade da maioria das instituições de ensino do Brasil. Uma estudo inédito realizado no país mostrou que boa parte dos colégios brasileiros possui apenas condições mínimas de funcionamento.

Os números do Censo Escolar 2011 sobre estrutura e equipamentos dos colégios foram utilizados como base para um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os dados de 194.932 escolas foram analisados e mostraram que a situação está realmente precária.

Dentre essas instituições, 44% apresentaram apenas condições elementares de funcionamento. Isso quer dizer que eles oferecem apenas água, sanitários, cozinha, energia elétrica e esgoto aos funcionários e alunos. TV, DVD, computadores, impressoras ou até mesmo uma sala para diretores não fazem parte da realidade dessas 86.739 escolas espalhadas pelo país.

Para se encaixarem em uma categoria considerada "adequada" pelos pesquisadores, as instituições de ensino deveriam apresentar sala de professores, biblioteca, laboratório de informática, quadra esportiva, parque infantil e acesso à internet. Apenas 29.026, o equivalente a 14,9% das escolas pesquisadas, se enquadraram nesse perfil.

Os pesquisadores analisaram 22 itens para avaliar a categoria dos colégios: abastecimento de água, energia elétrica, esgoto sanitário, sala de diretoria, sala de professor, laboratório de informática, laboratório de ciências, sala de atendimento especial, quadra de esportes, cozinha, biblioteca, parque infantil, sanitário (inclusive para educação infantil e deficientes físicos), dependências para deficientes físicos, TV, DVD, copiadora, computadores, impressora e internet.

A partir desses itens foram criadas quatro categorias: elementar, básica, adequada e avançada. Apenas 0,6% das escolas se encaixaram na última categoria, e seus diferenciais eram laboratório de ciências e ambientes para atender alunos com necessidades especiais. As escolas federais são as que oferecem a melhor estrutura de ensino e aprendizagem aos alunos, enquanto a pior situação é das municipais.

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