Macs com tela sensível ao toque?

Por Redação | 21 de Outubro de 2014 às 16h47

Touchscreens são a norma no mundo dos smartphones, sejam eles de baixo ou alto padrão. Aos poucos, porém, estamos começando a ver o mesmo movimento também no mundo dos computadores, com notebooks e desktops adotando as telas sensíveis ao toque e o Windows 8, um dos sistemas operacionais mais utilizados, dando suporte a esse tipo de tecnologia. Mas parece que, para a Apple, adotar esse tipo de tecnologia é algo bem distante.

As palavras são de Craig Federighi, diretor de software da empresa, logo após o evento que anunciou uma nova geração de iPads e Macs, na última semana. De acordo com ele, computadores trazem uma experiência diferente e são usados com o usuário sentado, o que dificulta a aplicação correta de uma interface sensível ao toque. Mas será que veremos alguma solução nesse sentido pelas mãos da Maçã? “Dificilmente”, respondeu, em entrevista ao CNET.

Segundo ele, a postura, aqui, faz toda a diferença. Enquanto iPhones e iPads estão nas mãos do usuário, em uma posição “relaxada”, sentar em uma mesa e continuar esticando o braço para encostar em uma tela pode ser algo bastante incômodo. A Apple, inclusive, já teria realizado testes e experimentos com esse tipo de interface, mas os resultados nunca foram satisfatórios e, assim, não existe interesse em construir um equipamento desse tipo.

Além disso, pesa bastante também o fato do Mac OS X ainda não ser um sistema operacional amigável às touchscreens. Ao contrário do Windows 8, que passou por uma mudança visual completa nos anos recentes justamente para abraçar essa tecnologia, a Apple continua utilizando o design que a tornou referência e faz questão de mantê-lo separado do iOS justamente por representarem categorias de produtos completamente diferentes.

Agora, porém, esses dispositivos começam a se aproximar com a função Handsoff, que permite o compartilhamento de documentos e afazeres entre todos os dispositivos da Maçã. Sendo assim, sempre existe a expectativa de que a companhia enxergue novas formas de usar Macs e Macbooks, acabando por implementar a touchscreen em seus aparelhos, mesmo que como uma forma alternativa de utilização. Notebooks conversíveis, quem sabe?

É isso que aponta o próprio CNET, afirmando que, para a Apple, nunca é possível dizer nunca. O site indica também o suporte cada vez maior da companhia para o mercado corporativo no qual, justamente, esse tipo de dispositivo híbrido vem ganhando tração. Observando a concorrência, como sempre faz, é possível que a companhia mude de ideia. Mas isso, pelo jeito, ainda deve demorar algum tempo para acontecer.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.