MWC 2015: Google confirma plataforma de pagamentos Android Pay

Por Redação | 02.03.2015 às 15:26

O Google confirmou que está trabalhando num novo sistema de pagamentos móveis para Android, algo que já vinha sendo ventilado nos bastidores já há algum tempo. A novidade foi apresentada durante o Mobile World Congress, que acontece de segunda (2) a quinta-feira (5), em Barcelona.

De acordo com o Verge, O vice-presidente sênior do Google, Sundar Pichai, disse que o Android Pay não seria um novo produto para os usuários e sim uma "camada de API", que permite a outras empresas apoiar pagamentos seguros no Android tanto em lojas físicas como nas virtuais.

"Estamos fazendo de uma maneira tal que nunca haverá um serviço de pagamentos melhor do que o Android. Então, em lugares como a China e a África esperamos que as pessoas utilizem o Android Pay para criar serviços inovadores", comentou Pichai.

Ainda não há muitos detalhes de como deve funcionar o novo serviço, contudo, Pichai aproveitou para adiantar alguns dos recursos, como a presença da tecnologia Near Field Communication (NFC), que é o uso da comunicação móvel com proximidade de dois dispositivos; e o suporte a sensores biométricos. A previsão é de que Android Pay conte com algo semelhante aos scanners de impressões digitais, tais como os utilizados em smartphones topos de linha da Samsung e no concorrente Apple Pay.

Pichai também afirmou que o Google Wallet deve continuar separado do Android Pay, ainda que fique atrelado à novidade. Perguntado se o sistema será um rival ao serviço de pagamentos digitais da Samsung, o executivo amenizou respondendo que as duas empresas estão em "linhas do tempo ligeramente diferentes" e que elas "poderiam trabalhar mais próximas para ver como se alinhar".

Várias das perguntas referentes ao Android Pay foram a respeito de como exatamente o serviço irá funcionar, tanto para os desenvolvedores quanto para os usuários. E ficou claro que o Google quer agilizar tanto o pagamento online como offline. Com isso, a empresa mira nas transações com apps de Android com apenas um toque e compras autenticadas por meio de impressões digitais em lojas físicas.

O Google vem trabalhando com pagamentos móveis desde que o Wallet foi criado, em 2011, mas foi com o lançamento do Apple Pay, no ano passado, é que o setor esquentou e obrigou a companhia de Mountain View a redobrar seus esforços para se manter competitiva. O Apple Pay vem se tornando um sucesso desde que foi lançado e parece realmente ter emplacado, enquanto o Android Pay segue o caminho para se tornar uma plataforma. Agora é esperar para ver como e quando o serviço deve chegar ao mercado e se os consumidores realmente vão adotar o novo sistema.

Fonte: http://www.theverge.com/2015/3/2/8131861/android-pay-google-mwc