MWC 2014: Intel anuncia novo chip LTE-Advanced de 300 Mbps

Por Redação | 24 de Fevereiro de 2014 às 14h25

A WMC começou hoje em Barcelona e as novidades da tecnologia para esse ano não param de surgir. Agora foi a vez da Intel, que anunciou um novo chip LTE-Advanced (baseband modem) chamado XMM 7260, que permitirá velocidades de download de até 300 Mbps. Saiu no TechRadar.

A velocidade é altíssima, porém ainda não é tudo o que o LTE-A poderá alcançar – cerca de 500 Mbps. Além disso, obviamente, os usuários dependerão das operadoras para ter uma velocidade decente. E ainda, esse é o valor máximo teórico que pode ser atingido pelo chip. No uso real do dia a dia, mesmo que uma operadora seja capaz de oferecer essa banda, o usuário estará sujeito a interferências no local, o que diminuirá as taxas de download.

Novo chip Intel LTE-Advanced

O novo chip é uma melhoria do modelo do ano passado, o XMM 7160, que foi lançado com o Galaxy Tab 3 10.1 da Samsung. O 7260 também será lançado com um novo smartphone ou tablet, que será anunciado em breve.

O produto foi projetado pensando na compatibilidade mundial. Como vários países estão implementando o 4G/LTE ao mesmo tempo, obviamente existem incompatibilidades entre os padrões, porque existem várias tecnologias com métodos e padrões diferentes, principalmente em relação às frequências em uso. O novo chip é compatível com diversas faixas de frequências e outros parâmetros das redes, o que fará com que ele funcione em mais lugares com um único modelo. Sendo assim, o risco de se comprar um aparelho fora do país e ele não funcionar com a rede 4G local diminuirá bastante.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.