MEC usa tecnologia da Amazon para distribução de livros didáticos

Por Redação | 19 de Março de 2014 às 14h20

Nesta terça (18) foi firmada uma parceria entre a Amazon e o Ministério da Educação (MEC) para usar a tecnologia Whispercast visando distribuir livros didáticos em formato digital para professores do ensino médio munidos dos tablets distribuídos pelo governo no ano passado. As informações são do IDG Now.

Tablet do Ministério da Educação

Mais de 200 títulos de diversas disciplinas foram digitalizados e estão disponíveis para download através do aplicativo da Amazon para Android. Os professores poderão ler, destacar, fazer anotações e utilizar o dicionário nos livros, ainda que não estejam conectados à internet.

Tudo isso faz parte de um projeto piloto do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e permitirá um melhor gerenciamento por parte do MEC, que criará as contas dos professores e definirá a quais livros eles terão acesso. Será possível também gerenciar o catálogo e criar grupos.

Até o momento, mais de 40 milhões de livros didáticos digitais foram distribuídos. Os livros estão num formato compatível com o aplicativo Kindle e, diferente dos EUA, aqui eles serão comprimidos para permitir um download mais veloz em regiões com baixas velocidades de acesso à internet.

O professor então baixa o aplicativo Kindle para o tablet e faz login com as credenciais fornecidas pelo MEC para ter acesso aos livros que deve usar. No momento, apenas professores do ensino médio na rede pública têm acesso aos tablets.

O objetivo do MEC é que no futuro todos os professores da rede pública tenham seu próprio tablet. Para este ano, está nos planos a distribuição dos tablets também para professores do ensino fundamental, da sexta até a nona série.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.