Lucros do mercado de Disco Rígido devem cair 12% neste ano

Por Redação | 05.02.2013 às 12:52

Os lucros do mercado de Disco Rígido (HDD) devem cair em 12% neste ano, revela a consultora IHS. De acordo com o relatório sobre o mercado de armazenamento de dados da empresa, o setor de HDD enfrenta um forte avanço de tablets, smartphones e da memória SSD globalmente, e deve ter sua renda encolhida de US$ 37,1 bilhões do ano passado, para cerca de US$ 32,7 bilhões neste ano.

“As vendas de PCs desktop irão deslizar neste ano, enquanto as vendas de notebooks estão sob pressão, com consumidores preferindo smartphones e tablets. A queda de preço da memória SSD também permitirá a esses setores tirarem parte do mercado de HDDs tradicionais”, afirma Fang Zhang, analista de sistemas de armazenamento da IHS.

Apesar das quedas, o HDD ainda deve permanecer como principal método de armazenamento neste ano, principalmente pela demanda de ultrabooks e pelo seu uso na computação empresarial. O HDD também leva vantagem sobre a memória SSD em relação ao custo-benefício do armazenamento, que deve cair em 7% neste ano. Segundo a IHS, outra esperança do mercado neste ano é o lançamento do novo Helium HDD de 5 terabytes da Western Digital, que deve aquecer esta área.

Outra tecnologia que deve enfrentar um ano difícil é a unidade de disco ótico, como CDs e DVDs, que deve cair em vendas e lucros. Entre os motivos da queda estão a redução de tamanho de dispositivos, que excluem os drives de leitura desses discos, e a preferência dos consumidores por mídias digitais ao invés de discos físicos.