Lucro da Samsung cai pelo segundo trimestre consecutivo

Por Redação | 29 de Abril de 2014 às 14h01
TUDO SOBRE

Samsung

A contínua redução na procura dos usuários por smartphones de topo de linha foi citada pela Samsung como a principal causa de sua segunda redução seguida nos lucros. Ao longo dos três primeiros meses de 2014, a empresa registrou ganhos de US$ 8,2 bilhões, um resultado 3,3% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado.

Apesar do resultado negativo, os executivos da Samsung tiveram motivos para sorrir nesta segunda-feira (28), quando os números foram anunciados. O faturamento foi ligeiramente melhor que o esperado por especialistas e pela própria empresa, além de vir acompanhado de um aumento de 3% nas vendas totais da companhia em relação ao ano passado.

Para a fabricante sul-coreana, o gargalo está mesmo em sua divisão mobile, que hoje é responsável por dois terços do faturamento da empresa. Entre janeiro e março de 2014, esse segmento foi responsável, sozinho, por lucros de US$ 6,2 bilhões, um número que representa ligeira queda em relação ao ano passado, mas que traz, também, crescimento de 17% em relação ao trimestre anterior.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A fabricante espera que a diminuição na demanda por smartphones topo de linha seja solucionada com a chegada do Samsung Galaxy S5 ao mercado. O principal nome da lista de lançamentos da companhia para 2014 foi lançado em abril e a expectativa é que ele impulsione as vendas do setor, além de trazer consigo números positivos para os segmentos de acessórios e tecnologias vestíveis.

Após admitir que o Galaxy S4 não foi capaz de manter seu fluxo inicial de vendas, a Samsung preferiu não falar em objetivos de vendas para o seu sucessor. Mas, de acordo com a empresa, a expectativa é que ele se saia “bem melhor” que o anterior nas prateleiras, principalmente devido aos novos recursos que estão embarcados no aparelho.

A antecipação também é alta nos segmentos que não necessariamente se relacionam à demanda dos consumidores finais. A Samsung afirmou que também espera bons resultados de seus segmentos de fabricação de telas, com o aumento no total de lançamento de novos smartphones e a chegada da Copa do Mundo, que deve aquecer a comercialização de televisores de tela plana, muitas polegadas e preços mais altos.

Além disso, a sul-coreana também espera que a demanda por celulares de médio e baixo custo em mercados emergentes continue a aumentar. Apesar de não necessariamente se traduzirem em grandes lucros, a preferência de regiões como América do Sul e China por celulares desse tipo é grande aliado na fixação da marca globalmente e tem presença importante nos números de vendas totais. O desafio, agora, é fazer com que tais consumidores decidam investir um pouco mais em aparelhos mais caros.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.