Lucro da HTC despencou 90% no quarto trimestre de 2012

Por Redação | 07 de Janeiro de 2013 às 15h28

O fechamento do quarto trimestre de 2012 não trouxe boas notícias para a HTC, já que o lucro líquido da empresa apresentou uma queda de 90% na comparação anual. A queda é resultado da competição entre os fabricantes de smartphones, que tem deixado a taiwanesa para trás.

Segundo dados divulgados pela IT World, o lucro líquido no último trimestre do ano passado foi equivalente a um bilhão de dólares taiwaneses (cerca de R$ 68,8 milhões), o que significa uma queda de 10,9 bilhões de dólares taiwaneses em relação ao mesmo período de 2011. A receita total do último trimestre de 2012 fechou em 60 bilhões de dólares taiwaneses, ficando 40% abaixo dos 101,4 bilhões de dólares taiwaneses referentes ao final do ano anterior.

"A HTC tem aparelhos maravilhosos, mas a sua execução de marketing tem sido uma porcaria", disse Malik Saadi, principal analista de pesquisa de mercado da empresa Informa Telecoms & Media.

Para voltar a ganhar força, os especialistas acreditam que a HTC deva tornar seus smartphones mais visíveis nas lojas, além de aumentar as comissões que paga aos profissionais do varejo. Saddi também acredita que a fabricante deva considerar a opção de abrir uma loja própria e focar em parcerias no mercado de eletrônicos de consumo, com fornecedores que estejam engajados em competir com as gigantes Apple e Samsung.

Já para a empresa de pesquisa de mercado CCS Insight, a Amazon pode ser a melhor parceria para a HTC no momento, já que acredita que a varejista vai perceber em breve que desenvolver aparelhos por conta própria pode não ser viável, e pode ser que enxergue na HTC o parceiro ideal para o projeto.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.