Lojas da Apple são líderes de venda por metro quadrado nos Estados Unidos
Por Fernanda Morales | 13 de Novembro de 2012 às 15h09
Pelo segundo ano consecutivo, a Apple se consagrou líder em vendas por metro quadrado nos Estados Unidos com suas lojas oficiais. A informação é da RetailSails, empresa norte-americana que analisa os consumidores e a indústria de varejo.
As Apple Stores foram classificadas como as mais rentáveis em 2012, seguidas de longe pela tradicional loja Tiffany & Co. O relatório 2012 da RetailSails analisou o desempenho de mais de 189 companhias e compilou os resultados com base nos últimos doze meses e também em mais de cinco anos de histórico de vendas por marca e região.
Segundo o levantamento, as lojas da empresa de Cupertino fecharam o ano com US$ 6.500 (cerca de R$ 13 mil) de rendimento por 'pé quadrado' do varejo (um metro quadrado tem 10,7 'pés quadrados'). Na segunda colocação aparece a Tiffany & Co. com faturamento de US$ 3.017 (R$ 6 mil), menos da metade da Apple. Em terceiro aparece a rede de lojas Lululemon, com rendimento de US$ 1.936 (R$ 3.900) por 'pé quadrado' do varejo.
Reprodução: Forbes
Em 2011, a Apple apresentou faturamento de US$ 5.600 (aproximadamente R$ 11,5 mil) com vendas por 'pé quadrado' do espaço do varejo.
Além disso, o estudo também mostra o quanto uma empresa gasta anualmente com o aluguel do espaço para a fixação de suas lojas de varejo, principalmente, com base na área da cidade onde estão localizadas. Muitos shoppings e áreas comerciais começaram a cobrar os aluguéis com base nos rendimentos com vendas de cada companhia.