Loja de aplicativos da Nokia será descontinuada no primeiro semestre de 2015

Por Redação | 18 de Novembro de 2014 às 14h29
photo_camera Nokia

Para continuar sua estratégia de colocar um fim na marca Nokia, a Microsoft firmou uma parceria com a Opera para encerrar a Nokia Store. Após o lançamento o Lumia 535, o primeiro aparelho sem o codinome da empresa finlandesa, a gigante de Redmond pretende encerrar definitivamente as operações da loja de aplicativos online no primeiro semestre de 2015.

A Nokia Store oferece aos usuários da série Asha e outras linhas de dispositivos, como o Symbian e o Nokia X, metragens para baixar aplicativos da loja oficial. Segundo os últimos dados divulgados há dois anos, a loja possuía um fluxo de 15 milhões de downloads diários, informa o site CNET. Agora com o encerramento da plataforma, donos desses aparelhos poderão utilizar a Opera Mobile Store - eles também serão redirecionados à ela a partir do ano que vem, quando a Nokia Store for completamente desativada. A loja da Opera possui cerca de 300 mil aplicativos.

Segundo um comunicado divulgado pela Opera, a empresa, junto da Microsoft, está buscando métodos para ajudar os desenvolvedores a mover o conteúdo de aplicativos entre as lojas e que esses profissionais serão comunicados das mudanças antes da migração. Para os clientes da Nokia que já compraram aplicativos na loja online da marca, a Opera afirmou que “a companhia irá trabalhar em estreita colaboração com os desenvolvedores para encontrar a melhor solução para os consumidores”.

A Opera ainda ressaltou que usuários que adquiriram serviços pela Nokia Nokia, uma vez que já tenham concluído a compra, não devem excluir o aplicativo, caso o contrário terão que comprá-lo novamente.

Esta não é a primeira vez que a Opera e a Microsoft trabalham em conjunto. Em agosto deste ano, as entidades fecharam um acordo para que o browser Opera Mini fosse usado como navegador padrão para aparelhos da linha Asha.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.