Lenovo supera HP e se torna maior produtora de PCs no terceiro trimestre de 2012

Por Redação | 11.10.2012 às 11:42

A empresa chinesa Lenovo desbancou a HP e se tornou a maior produtora mundial de computadores no terceiro trimestre de 2012, segundo dados da Gartner divulgados nesta quarta-feira (10). As informações são da agência de notícias Reuters.

No entanto, a IDC, concorrente da Gartner, ainda mantém a HP como líder mundial no setor por embarques mundiais, mas pela pequena diferença de um ponto percentual. A empresa norte-americana, com mais de 73 anos de existência, vem lutando contra suas concorrentes e a nova presidente da companhia, Meg Whitman, planeja uma reestruturação completa da HP.

O mercado de computadores pessoais sentiu de perto uma redução de 8% no número de unidades vendidas no terceiro trimestre, chegando à marca de 87,5 milhões de unidades. A Gartner ainda afirma que essa é a maior redução no setor desde 2001.

Lenovo

Empresas chinesas como Acer e Lenovo estão tirando o espaço que antes pertencia a HP e Dell

A demanda por computadores começou a diminuir no último ano, quando muitos consumidores passaram a optar por tablets e smartphones potentes ao invés dos tradicionais desktops e notebooks. Os dados divulgados ainda mostram que empresas como Lenovo, Acer entre outras estão conquistando o espaço que antes pertencia às norte-americanas HP e Dell.

A Lenovo viu sua participação no mercado aumentar, passando para 15,7 por cento de share com 13,77 milhões de unidades vendidas no período analisado. Isso representa um aumento de 10% em vendas se comparado ao mesmo período de 2011. Já a HP fechou com 15,5% de participação e vendeu 13,55 milhões de unidades no terceiro trimestre, com uma redução de 16,4% em relação ao último ano.