Lenovo registra lucros 23% maiores no trimestre graças à sua divisão móvel

Por Redação | 15 de Agosto de 2013 às 12h40

A Lenovo apresentou nesta quarta-feira (14) um aumento de 23% em seu lucro líquido durante o primeiro trimestre do ano, entre abril e junho, entregando o seu segundo resultado positivo consecutivo. Durante o período, a empresa também começou a apresentar ganhos positivos em sua divisão móvel, como informa reportagem da agência Reuters.

Com o mercado de PCs em declínio, a Lenovo tem intensificado seus esforços na área de dispositivos móveis, subindo rapidamente para o segundo lugar no setor na China, maior mercado de smartphones do mundo. A companhia também planeja sua expansão para outros mercados emergentes e afirmou que tem o objetivo de começar a vender smartphones nos Estados Unidos, talvez ainda em 2013.

Depois de superar a Hewlett-Packard no mercado de PCs neste ano, a companhia registrou no primeiro trimestre um lucro líquido de US$ 174 milhões (R$ 404 milhões), apresentando um aumento considerável em comparação ao lucro de US$ 166 milhões (R$ 385 milhões) previsto anteriormente.

Segundo dados de pesquisa da IDC, a Lenovo superou a ZTE, ficando na quarta colocação de maior fabricante de smartphones do mundo durante o primeiro trimestre com 4,7% de participação, atrás da Samsung, Apple e LG. Os analistas acreditam que com o aumento das vendas dos smartphones e tablets da empresa, as margens e os lucros da divisão de internet móvel e digital home também devem aumentar em 25% ao final do ano fiscal encerrado em março de 2015.

A receita trimestral total da empresa subiu 9,7%, fechando em US$ 8,8 bilhões (R$ 20,4 bilhões). Sua margem de lucro bruto subiu 0,5 pontos percentuais ano a ano – no mesmo período de 2012, a margem foi de 13,1 pontos. A companhia ganhou espaço rápido no mercado de computadores pessoais, em grande parte, devido a uma série de aquisições e especulações sobre o que a Lenovo planeja para expandir sua participação no mercado móvel.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.