Lenovo planeja parceria com a NEC visando expansão no mercado móvel

Por Redação | 04 de Junho de 2013 às 12h40
photo_camera ThinkPad

A Lenovo, que já ocupa a segunda posição no ranking de maiores fabricantes de PCs do mundo, estaria conversando com a japonesa NEC sobre uma parceria para ampliar sua participação no mercado móvel. A companhia chinesa também estaria interessada em aquisições de novas companhias para expandir seus negócios em importantes mercados. As informações são da agência de notícias Reuters.

A estratégia agressiva da Lenovo no mercado de computadores pessoais com a aquisição de companhias, como é o caso da CCE, no Brasil, garantiu que ela ampliasse sua participação no setor e se tornasse uma das principais fabricantes. Mas, ao que tudo indica, esta estratégia está sendo agora empregada no mercado de smartphones e tablets, no exato momento em que o mercado de PCs recua.

Wong Wai Ming, vice-presidente financeiro da Lenovo, e outros executivos se encontraram nesta terça-feira (4) com investidores em Cingapura em uma tentativa de emitir novos títulos que poderão levantar cerca de US$ 500 milhões (R$ 1 bilhão) ou mais, quantia que deve ser empregada na aquisição de novas companhias. Entre as empresas que despertam o interesse da Lenovo está a divisão de servidores de baixo custo da IBM.

"Ela tem um patrimônio significativo e é uma empresa de caixa líquido. Eles podem facilmente levantar de US$ 3 bilhões a US$ 4 bilhões (R$ 6,3 bilhões e R$ 8,4 bilhões, respectivamente) para as aquisições, incluindo de US$ 1 bilhão a US$ 1,5 bilhão (R$ 2 bilhões e R$ 3 bilhões) em dívidas", explicou Warren Lau, analista da Maybank Kim Eng.

A companhia afirmou que mantém conversas constantes com um possível parceiro no setor de smartphones, algo que fontes ligadas à empresa afirmam ser a NEC. Um porta-voz da NEC, por sua vez, não confirmou os rumores sobre a possível parceria e apenas afirmou que a divisão móvel da empresa está passando por um período conturbado.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.