Lenovo é a terceira colocada em vendas de celulares pelo mundo

Por Redação | 14.11.2013 às 17:35

Enquanto a Apple e a Samsung disputam a liderança do mercado de vendas de smartphones mundiais, as outras empresas brigam para ocupar a terceira posição. Até então ocupado pela LG, o terceiro lugar agora tem uma nova dona: a Lenovo.

De acordo com a análise divulgada nesta manhã (14) pelo Gartner, a Lenovo vendeu 12,9 milhões de unidades de aparelhos celulares no último trimestre, o que garantiu a ela 5,1% do mercado mundial e a terceira posição no ranking. A LG tem 12 milhões de aparelhos vendidos, o que garante a quarta posição do ranking.

A Samsung continua sendo a empresa que mais vende celulares, com mais de 80 milhões de unidades vendidas, e a Apple vem em segundo lugar, com 30,3 milhões. Em quinto está a Huawei, com 11,6 milhões de aparelhos.

Tabela de Vendas de Celulares Gartner

Essa nova colocação da Lenovo se deve, principalmente, às suas vendas na China, que representaram 95% do seu montante global para o período.

O relatório da Gartner também aponta que no terceiro trimestre foram comercializados 455,6 milhões de aparelhos celulares, uma alta de 5,7% se comparada ao mesmo período do ano passado. Destes, 55% – ou 250,2 milhões – são smartphones, que tiveram um crescimento de 45,8% em relação a 2012.

Sistemas Operacionais

Quanto aos sistemas operacionais, praticamente nada mudou nas primeiras posições. O Android ainda é o mais popular, com 205 milhões de aparelhos vendidos, o que representa 80% do mercado. O iOS da Apple continua em segundo lugar, presente em 31 milhões de aparelhos, conquistando uma fatia de 12,1% do mercado.

Já o Windows Phone teve um aumento de 123% em relação ao mesmo período do ano passado, ocupando a terceira posição da tabela e alcançando 3,6% do mercado mundial. O BlackBerry ficou com 1,8% e os outros sistemas operacionais não somam nem 1% do mercado.

Tabela de SO mobile Gartner