Lenovo chega perto da HP e pode se tornar líder em vendas de computadores

Por Redação | 16.07.2012 às 14:45 - atualizado em 16.07.2012 às 15:00
photo_camera Divulgação

A empresa chinesa de tecnologia Lenovo está prestes a alcançar a HP e se tornar a líder mundial de vendas de computadores neste ano. O feito irá torná-la a primeira empresa chinesa a atingir o topo nas vendas globais no setor de tecnologia.

De acordo com a Reuters, o crescimento se deve ao avanço das empresas chinesas de tecnologia nos últimos anos, combinada com preços competitivos e aquisições internacionais.

Os analistas, por sua vez, ressaltam que o crescimento e os ganhos conquistados em curto prazo pela Lenovo se devem às margens de lucro, enquanto a empresa enfrenta desaceleração do mercado de PCs e fortes concorrentes no mercado de tablets.

Segundo o Tech Week, as vendas de computadores Lenovo ultrapassaram as da Dell no terceiro trimestre de 2011 e garantiram a segunda posição no mercado mundial. Atualmente, a empresa detém 14,9% do mercado, apenas 0,6% abaixo da HP, segundo levantamento da IDC.

Lenovo

A empresa chinesa está a menos de 0,6 pontos percentuais atrás da líder HP (Foto: Reprodução: ReviewBy)

“É apenas uma questão de tempo antes que a Lenovo torne-se a número um e não será surpresa se tudo isso acontecer ainda este ano”, afirmou Frederick Wong, diretor executivo da Avant Capital Management, que detém as ações da empresa.

Outra pesquisa de mercado feita pela Gartner afirma que a Lenovo está a apenas 0,2 pontos percentuais atrás da HP. E outra empresa chinesa, a Huawei Technologies, também está muito próxima de liderar o mercado de equipamentos de telecomunicações e superar a Ericsson. A empresa teve sua conquista adiada devido às dificuldades de entrar no mercado norte-americano e a forte concorrência.