Lenovo está mesmo interessada em segmento de servidores da IBM

Por Redação | 21.01.2014 às 13:00

A Lenovo seria mesmo a interessada em adquirir a divisão de servidores de baixo custo da IBM, um negócio que vem sendo trabalhado desde 2013 e, agora, deve ser concluído em breve. As informações são oriundas de fontes não-oficiais, mas próximas às companhias, já que as próprias não confirmam estarem conversando sobre a aquisição.

De acordo com informações publicadas pela Computer World, a Lenovo e a IBM já estariam em um estágio avançado da negociação. A fase de auditoria já foi deixada para trás e, agora, ambas trabalham para concretizar a venda e anunciá-la oficialmente ao mercado, algo que deve acontecer nas próximas semanas.

As duas empresas já estiveram na mesa de negociações sobre o mesmo assunto em 2013. Na época, porém, o negócio não foi para frente devido a divergências de preço. Segundo informações de especialistas, o valor da compra varia entre US$ 2,5 bilhões e US$ 4,5 bilhões e seria um bom negócio para todas as partes envolvidas.

Para a IBM, faz parte de um movimento para acabar com os setores de baixo lucro, de forma que a companhia possa se focar em soluções de software e serviços. Cada vez mais, a empresa procura deixar os negócios com hardware, que vêm sendo responsáveis por quedas a cada trimestre.

Já para a Lenovo, a compra da divisão de servidores geraria um lucro extra devido à queda do mercado de PCs, que é hoje um dos principais produtos da companhia. A ideia é expandir a presença junto ao mercado corporativo por meio da oferta de máquinas para armazenamento e servidores.